terça-feira, 24 de abril de 2012

Aprenda mais sobre as civilizações da Antiguidade Oriental


Saiba mais sobre as civilizações orientais



Teste seus conhecimentos sobre as civilizações orientais

1. (Fatec) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antigüidade, a Mesopotâmia. Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar:
a) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1.o código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.
b) durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo.
c) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia.
d) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldéia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.
e) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.


resposta da questão 1:[B]

2. (UFSC 2008) "Subitamente, entreabria-se o quadro sonoro para irromper o coro das lamentações. Acabavam no ar, lucíolas extintas, os derradeiros sons da harpa de David; perdia-se em ecos a derradeira antístrofe de Salomão; [...]. Clamavam as imprecações do dilúvio, os desesperos de Gomorra; flamejava no firmamento a espada do anjo de Senaqueribe; dialogavam em concerto tétrico as súplicas do Egito, os gemidos de Babilônia, as pedras condenadas de Jerusalém."
(POMPÉIA, Raul. "O Ateneu". São Paulo: Ática, 1990. p. 37.)

Sobre os hebreus e os judeus, é CORRETO afirmar que:
(01) David foi considerado o primeiro patriarca hebreu.
(02) Senaqueribe foi o rei responsável pela retirada dos hebreus de Jerusalém para a Babilônia, fato este conhecido como Êxodo.
(04) no século XX, após a Segunda Guerra Mundial, com a criação do Estado de Israel pela ONU, os judeus voltaram a se reunir em um território.
(08) no primeiro milênio a.C., os hebreus foram retirados à força de Canaã pelos egípcios, que os levaram ao vale do rio Nilo e os fizeram escravos. 
(16) o dilúvio, narrado no Antigo Testamento, provavelmente foi inspirado em um relato muito mais antigo, conhecido pelos sumérios. 
(32) a construção do Templo de Jerusalém por Salomão foi um marco na centralização política dos hebreus durante o período monárquico. 
(64) a religião dos hebreus não teve qualquer importância na construção da identidade daquele povo.


resposta da questão 2: 4 + 16 + 32 = 52

3. (G1 - utfpr 2007)  Dentre os povos da Antiguidade Oriental, um se destacou como de exímios navegadores e excelentes comerciantes. Eram os fenícios, cuja principal contribuição legada às civilizações posteriores foi o (a):
a)  alfabeto fonético.  
b)  organização estatal centralizada. 
c)  formação de um exército e de uma marinha de guerra profissionais. 
d)  religião monoteísta. 
e)  organização política democrática.


resposta da questão 3: [A]

4. (Pucpr 2008)  O Império Babilônico dominou diferentes povos como os sumérios, os acádios e os assírios. Para governar povos tão diferentes, o rei Hamurábi organizou o primeiro código de leis escritas, o Código de Hamurábi.
- Se um homem acusou outro de assassinato mas não puder comprovar, então o acusador será morto.
- Se um homem ajudou a apagar o incêndio da casa de outro e aproveitou para pegar um objeto do dono da casa, este homem será lançado ao fogo.
- Se um homem cegou o olho de outro homem, o seu próprio será cegado. Mas se foi olho de um escravo, pagará metade do valor desse escravo.
- Se um escravo bateu na face de um homem livre, cortarão a sua orelha.
- Se um médico tratou com faca de metal a ferida grave de um homem e lhe causou a morte ou lhe inutilizou o olho, as suas mãos serão cortadas. Se a vítima for um escravo, o médico dará um escravo por escravo.
- Se uma mulher tomou aversão a seu marido e não quiser mais dormir com ele, seu caso será examinado em seu distrito. Se ela se guarda e não tem falta e o seu marido sai com outras mulheres e despreza sua esposa, ela tomará seu dote de volta e irá para a casa do seu pai.

Assinale a alternativa correta:
a) As leis aplicavam-se somente aos homens livres e que possuíssem propriedades. 
b) Estabeleceu o princípio que todos eram iguais perante a lei e por isso um escravoteria os mesmos direitos que um homem livre. 
c) O Código de Hamurábi representava os ideais democráticos do Império Babilônico. 
d) O código tinha como princípio a "pena de  talião" resumida na expressão "olho por olho, dente por dente". 
e) O Código considerava a mulher propriedade do homem e sem direitos. 


Resposta da questão 4:[D]

5. (G1 - uftpr 2008)  Os hebreus se constituíram inicialmente em um pequeno grupo de pastores nômades, organizados em clãs, chefiados por um patriarca. Conduzidos por Abraão, deixaram a cidade de Ur, na Mesopotâmia, e se fixaram na Palestina ("Canaã", a Terra Prometida), por volta de 2000 a.C. Todavia, entre os povos da Antiguidade Oriental, os hebreus foram um dos que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado uma continuação das tradições religiosas hebraicas.  Sobre esse povo, assinale a alternativa INCORRETA.

a)  As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis. 
b)  A religião foi uma das bases da cultura hebraica e sua principal característica sempre foi a crença em vários deuses, entre os quais o principal era Jeová que, segundo a tradição, morava no monte Sinai junto a outros deuses e semi-deuses. 
c)  Durante o domínio romano na Palestina, o nacionalismo dos hebreus foi sufocado pelos imperadores romanos e o auge da repressão aconteceu com a destruição do templo de Jerusalém, quando os hebreus, então, dispersaram-se por várias regiões do mundo. Esse episódio ficou conhecido como Diáspora. 
d)  A Palestina era uma pequena faixa de terra que se estendia pelo vale do rio Jordão. Limitava-se ao norte com a Fenícia, ao sul, com as terras de Judá, a leste, com o deserto da Arábia e, a oeste, com o mar Mediterrâneo. 
e)  Os hebreus eram um povo de origem semita, assim como os árabes.


resposta da questão 5:[B]

6. (Ufc 2008)   "BRASÍLIA - Irritada com a versão de Hollywood para a guerra entre gregos e persas no filme '300 de Esparta', a Embaixada do Irã em Brasília divulgou uma nota nesta quarta-feira na qual acusa o filme, que tem no elenco o brasileiro Rodrigo Santoro fazendo o papel do rei persa Xerxes, de 'promover o conflito entre as civilizações'".
(Jornal "O Globo" 04/04/2007)

Com base no texto acima e em seus conhecimentos, responda as questões que seguem.
a) Qual a ligação histórica entre os povos iraniano e persa?
b) Como ficaram conhecidas as guerras entre gregos e persas na Antiguidade?
c) Qual a motivação principal das guerras mencionadas no item anterior?
d) Cite dois motivos do conflito diplomático entre Irã e EUA nos dias de hoje.

resposta da questão 6:
O povo iraniano descende dos antigos persas, que estabeleceram no planalto iraniano, no período compreendido entre os séculos VI a.C e IV a.C, um poderoso império. No final do século V a.C, o Império Persa dominou as colônias gregas na Ásia Menor e tentou conquistar a Grécia Continental, dando origem a um longo conflito que ficou conhecido como Guerras Médicas ou Guerras Persas. Uma das batalhas mais famosas deste conflito foi a "Batalha das Termópilas" (retratada no filme 300 de Esparta), na qual trezentos guerreiros espartanos enfrentaram o gigantesco exército do rei persa Xerxes. O conflito entre gregos e persas tinha como móvel fundamental a disputa pela supremacia marítimo comercial do Mundo Antigo, que tinha como uma de suas rotas primordiais o mar Egeu. No século XX (década de 1950), o Xá (rei) do Irã, Reza Pahlevi, empreendeu um movimento de modernização do país, que ficou conhecido como "Revolução Branca". Nesse período, foram estabelecidos vários acordos políticos e comerciais com os EUA, especialmente no campo da exploração de petróleo. Esse movimento entrou em choque com a cultura mulçumana, levando a uma série de conflitos entre o governo e religiosos. Em 1979, a "Revolução Islâmica", liderada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, transformou o país numa República Islâmica e rompeu todos os acordos comerciais com os EUA. Desde então, a Casa Branca vem tentando retomar, por meio de pressões diplomáticas e sanções comerciais, a influência política e econômica (sobretudo no campo da exploração de petróleo) que exercia sobre o Irã ao tempo do Xá. Nos últimos anos, o conflito diplomático foi agravado por denúncias feitas pelo Presidente George W. Bush de que o Irã favorece organizações terroristas e tenta desenvolver armas nucleares, bem como pelas declarações do Presidente Mahmud Ahmedinejad a favor da destruição do Estado de Israel, principal aliado dos EUA no Oriente Médio.

7. (Uece 2008)  Os sumérios foram os primeiros habitantes da Mesopotâmia. Eles se autodenominavam "as cabeças negras" e a região na qual habitavam denominavam de "terra de Sumer". Sobre este povo, assinale o correto.
a) Eram nômades, voltados para a guerra e a conquista de novos territórios. Ao contrário de outros povos, repudiavam o comércio, não possuíam uma cultura definida ou uma religião organizada, com um panteão e seu ritos. 
b) Oriundos de diversos grupos étnicos, vindos do deserto da Síria, começaram a penetrar aos poucos nos territórios da região mesopotâmica em busca de terras agricultáveis. Eram conhecidos pela sua habilidade no comércio. 
c) Eram sedentários. Agricultores, realizaram obras de irrigação e canalização dos rios. Construíram as primeiras cidades fortificadas que funcionaram como cidades-estados. Utilizavam técnicas de metalurgia e a escrita.  
d) Eram, sobretudo, comerciantes e artesãos. Sem nenhuma aquisição cultural significativa. Fundaram um império unitário com um regime político único. Descendentes dos semitas, foram os primeiros a buscar uma religião monoteísta. 

resposta da questão 7:[C]

8. (Uece 2008)  "A estada dos filhos de Israel no Egito durou quatrocentos e trinta anos. No mesmo dia que findavam os quatrocentos e trinta anos, os exércitos de Iahweh saíram do país do Egito". (Ex. 12,40). Sobre o "exílio" dos hebreus no Egito, assinale o correto.
a) Algumas tribos hebraicas deslocaram-se para a zona do delta do Rio Nilo, para fugir da grave carestia que assolou a Palestina em meados de 1.700 a.C.  
b) O povo hebreu, após inúmeros combates e disputas, foi derrotado pelos egípcios e conduzido em regime de escravidão para a terra dos faraós. 
c) Os hebreus se organizaram como mercenários e em atividades comerciais, ocupando as vias  das caravanas no deserto, a serviço do faraó egípcio. 
d) Quando os "hyksos" invadiram o Egito levaram consigo algumas tribos hebraicas e arregimentaram os homens como soldados mercenários em seus exércitos.

resposta da questão 8:[A] 

9. (Pucpr 2010)  Na Antiguidade muitos povos consideravam que as doenças eram enviadas pelos deuses. No final do século VIII a.C., quando os assírios sitiaram a cidade de Jerusalém e ameaçaram invadi-la, uma epidemia virulenta acometeu o acampamento matando muitos soldados. Nessa ocasião, Ezequias, rei de Judá, considerou essa epidemia uma bênção de Deus.

Nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA sobre a religião dos hebreus:
a) Os hebreus consideravam Deus como soberano absoluto, fonte de todo o Universo e dono de uma vontade suprema. 
b) O Deus hebreu era transcendente, não se identificava com nenhuma força natural; estava acima da natureza. 
c) Os hebreus consideravam Deus bom e que fazia exigências éticas ao seu povo. Ao contrário dos deuses do Oriente Próximo, Deus não era atraído pela luxúria ou impelido pelo mal. 
d) Deus para os hebreus era uno, soberano, transcendente e bom. 
e) Para os hebreus o poder de Deus vinha de um poder preexistente, habitava a natureza e fazia parte dela.

resposta da questão 9:[E]

10. (Ueg 2008)  O primeiro código de leis de que se tem conhecimento foi estabelecido pelos babilônios por volta de XVIII a. C. Quais os princípios fundamentais do chamado "Código de Hamurábi"?

resposta da questão 10:
O "Código de Hamurábi" foi um conjunto de leis tradicionais supostamente reunidas pelo rei babilônico de mesmo nome. Ao contrário da lei romana, base do Direito moderno, partia da suposição da culpa do acusado, que deveria provar sua inocência. Sua estrutura baseava-se na Lei de Talião: olho por olho, dente por dente. A punição deveria ser equivalente ao crime cometido.





11. (Ufpi 2008) Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem  destaque especial:
a) A religião politeísta em que as figuras mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó  formavam uma tríade divina. 
b) A criação de uma federação de cidades autônomas e independentes (cidades estado) controladas por uma elite mercantil. 
c) A criação de um alfabeto (aramaico) que seria incorporado e aperfeiçoado pelos  egípcios, tornando-se conhecido como escrita hieroglífica. 
d) As práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus  (monoteísmo) e no messianismo, pois acreditavam na vinda de um messias  libertador do povo hebreu. 
e) As inovações tecnológicas desenvolvidas na agricultura, possibilitando grande  crescimento da produtividade agrícola na região palestina.

resposta da questão 11:[D]

12. (UFC) A construção de obras hidráulicas no Mundo Mesopotâmico foi uma necessidade, que teve como objetivo tornar produtivo os solos áridos para a prática da agricultura. As mesmas condições nas diversas sociedades do Antigo Oriente Próximo deram origem ao conceito de "Impérios Teocráticos de Regadio". Explique o conceito acima citado.


resposta da questão 12:
Organização estatal altamente centralizada.Essa rígida centralização do poder era necessária para o desenvolvimento da agricultura de regadio,utilizando recursos dos rios.

13. (Fuvest) Na Antigüidade, a Europa mediterrânea e o Oriente Próximo viram o surgimento e o esfacelamento de diversos impérios. Sobre eles pode-se afirmar que

a) a unidade política acabou depois de algum tempo por se fazer acompanhar de uma unidade religiosa.
b) a diversidade racial e cultural enfraquecia-os, apesar da existência de mecanismos que pretendiam estabelecer uma real unidade.
c) os centros políticos coincidiam sempre com os centros econômicos.
d) com exceção do Império Romano, todos nasceram de confederações de cidades-Estado em constante luta interna.
e) seus centros dinâmicos localizavam-se nas zonas litorâneas, por terem economias essencialmente mercantis.


resposta da questão 13:[B]

14. (Fuvest) A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é
a) a revolta dos camponeses e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela imposição dos governos autoritários.
b) a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.
c) a influência das grandes civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das caravanas de seda.
d) a expansão das religiões monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto do monarca.
e) a introdução de instrumentos de ferro e a conseqüente revolução tecnológica, que transformou a agricultura dos vales e levou à centralização do poder.


resposta da questão 14:[B]


15. (UFRN) A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas. Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, o (a)
a) desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.
b) ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.
c) surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.
d) diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.


resposta da questão 15:[D]

16. (Ufc) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:
a) a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
c) a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.


resposta da questã 16:[C]

17. (UFRS) A chamada Revolução Urbana foi antecedida pelos avanços verificados no período neolítico, a saber, a sedentarização das comunidades humanas, a domesticação de animais e o surgimento da agricultura. Porém, há cerca de cinco mil anos ocorreram novos avanços, quase simultaneamente, em pelo menos duas regiões do Oriente Próximo: na Mesopotâmia e no Egito. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a transformações ocorridas nesse período.
a) Diversificação social: ocorreu o surgimento de uma elite social composta por sacerdotes, príncipes e escribas, diretamente ligada ao poder político e afastada da tarefa primária de produzir alimentos.
b) Expansão populacional: verificou-se o surgimento de grandes cidades, densamente povoadas, especialmente na região mesopotâmica.
c) Desenvolvimento econômico: a economia deixou de estar baseada somente na produção auto-suficiente de alimentos para basear-se na manufatura especializada e no comércio externo de matérias-primas ou de manufaturados.
d) Descentralização político-econômica: o controle econômico passou a ser feito pelos poderes locais, sediados nas comunidades aldeãs, que funcionavam como centros de redistribuição da produção.
e) Surgimento da escrita: foi uma decorrência do aumento da complexidade contábil. Serviu inicialmente para controlar as atividades econômicas dos templos e palácios, mas depois teve profundas implicações culturais, como o surgimento da literatura.


resposta da questão 17:[D]

18. (Unesp) Alguns povos da Antiguidade foram mercadores que viveram do comércio marítimo. Cite três Cidades-Estado fenícias e indique a principal contribuição que os fenícios legaram às civilizações posteriores.

resposta da questão 18: 
Biblos, Sídon e Tiro. A invenção do alfabeto fonético.

19. (UFRN) "Em cada cidade-estado havia um templo dedicado à divindade principal. Os deuses eram considerados proprietários das terras de cultivo, preparadas pelos camponeses, através da secagem dos pântanos e da irrigação dos desertos. Os sacerdotes administram os templos e também a riqueza dos deuses como se fossem propriedades privadas."
AQUINO, R. FRANCO, D., LOPES, O. "História das Sociedades". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986. p.110.

O texto acima refere-se à
a) sociedade grega antiga, onde havia uma distinção clara entre o setor da produção, de caráter coletivo, e o religioso, de caráter privado.
b) estrutura social da Mesopotâmia, cuja unidade ideológica e econômica se baseava no setor religioso, representado por santuários.
c) organização do setor produtivo da Judéia, o qual se baseava num regime de parceria entre a classe sacerdotal e a camponesa.
d) estrutura sócio-religiosa das cidades fenícias, onde o poder político e econômico provinha de uma aristocracia latifundiária.


resposta da questão 19:[B]

20. (Ufpi-2000) A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que:
a) a Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa.
b) a independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa.
c) os extensos vales situados entre as montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e, conseqüentemente, do comércio.
d) de todas as criações fenícias, a mais importante foi a caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos.
e) a grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi a introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.


resposta da questão 20:[A]

 


6 comentários:

  1. Olá professor, tenho uma dúvida em relação a questão 16. A alternativa "b" estaria correta? Pois creio que o monoteísmo foi algo bem distinto das outras culturas que cercavam o povo hebreu, além de possuírem um código ético (os dez mandamentos), específico. Espero que o professor possa me responder. Desde já, Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sara. Obrigado por comentar este tópico no blog. Respondendo a sua pergunta podemos considerar que de certo modo a religião dos persas, o dualismo religioso, introduzido por Zaratustra, com o Deus do bem e o Deus do mal e a crença no juízo final, influenciaram na religião dos hebreus.

      Excluir
    2. Além disso não podemos afirmar que ocorreu um distanciamento hebreus frente às demais culturas do Oriente Próximo, claro que do ponto de vista religioso eles se distinguiam dos demais povos do Oriente Próximo e que eram politeístas. Mas haviam contatos comerciais com a Fenícia, com áreas da Mesopotâmia e até do Egito, logo havia trocas culturais também.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi Professor, eu tenho dúvida em relação a terceira questão, porque é a A? O alfabeto fonético não surgiu só quando os gregos acrescentaram as vogais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fenícios foram os criadores do alfabeto fonético. Os gregos e os romanos aperfeiçoaram esse alfabeto.

      Prof. Edenilson Morais

      Excluir