sábado, 10 de dezembro de 2011

Confira um resumo sobre a Antiguidade Oriental

Teste seus conhecimentos sobre a Antiguidade Oriental

(UNIFESP) A arte do Egito Antigo, além de estar inteiramente ligada às crenças religiosas, apresenta muitas informações sobre a sociedade da época.


a) Qual fator geográfico propiciava, numa região cercada por deserto, a atividade produtiva representada pela imagem?
b) Que significado religioso tinha para os egípcios a representação de cenas da vida cotidiana nos túmulos?
Resolução: a) a presença do Rio Nilo. É celebre a frase do historiador grego Heródoto, “O Egito é uma dádiva do Nilo”, que procura sintetizar a importância do rio para a produção na região. O processo de cheias e vazantes bastante regular garantia a fertilização da terra e água em abundância para as comunidades camponesas. b) Um dos fundamentos da religiosidade egípcia era a crença na vida após a morte. Por isso havia uma grande preocupação com os rituais de passagem e com a próxima vida. Nos túmulos eram representadas cenas do cotidiano e colocados objetos pessoais que parte da preparação para a vida eterna.


Pintura mural no túmulo de Sennedjem, em Tebas (1306 - 1290 a.C.) In: ARRUDA e PILETTI. Toda a História. São Paulo: Ática, 2008. p.21

A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das informações que ela contém, é possível afirmar:

I - Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas específicas nem aprimoramento de organização social.

II. O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.

III. As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto das águas do rio quanto da luz da divindade solar para o ecossistema.

IV - A pintura é uma representação alegórica e não realista, não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e seus funcionários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e sociedade egípcias.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I e II.

b) apenas II e III.

c) apenas III.

d) apenas III e IV.

e) apenas IV.


2 comentários:

  1. gostei me ajudou muito...
    Curta: http://www.facebook.com/pages/Junior-Souza/317498135016205?ref=hl

    ResponderExcluir