sexta-feira, 17 de junho de 2011

Conheça a história de alguns heróis e heroínas negras no Brasil

Conheça a história de alguns heróis e heroínas negras no Brasil



O silêncio existente sobre a participação do negro na história do Brasil retrata um dos aspectos perversos do racismo na sociedade brasileira. No ensino de história é negado o protagonismo negro e aprendemos erroneamente que as grandes lideranças, os grandes feitos das personalidades do país, foram protagonizados somente pelos brancos.


Como os negros estiveram em situação desigual em relação aos brancos, poucas histórias a seu respeito foram registradas. Sem contar, nos poucos casos registrados, omitiram a origem etnicorracioal ou, simplesmente mudaram a cor dos mesmos, a tal ponto, de pessoas, mesmo lendo e estudando sobre determinadas personalidades negras brasileiras de séculos passados, as imaginarem como brancas.


Isso porque a imagem de alguns foram veiculadas como brancos, como o caso, de Machado de Assis e Aleijadinho.


Conheçam agora algumas personalidades negras que se destacaram, influenciando na história brasileira, mesmo vivendo em situações de extrema adversidade.




Francisco José do Nascimento


Estátua de Francisco José do Nascimento, O "Dragão Do Mar", homenagem ao herói abolicionista cearense



O Dragão do Mar. Francisco José do Nascimento recebeu esse apelido em decorrência de sua luta contra a embarcação de escravizados, realizada pelos escravocratas do Ceará que estavam vendendo os cativos para os fazendeiros da região Sudeste. Com isso, pretendiam atenuar os prejuízos devido a uma grande estiagem e à epidemia do cólera que ocorria no período de 1877 e 1879.


Francisco era presidente da Sociedade Cearense Libertadora. que se opunha ao escravismo no Ceará. Conhecedor do mar, pois era filho de pescador e, ainda garoto, prestava serviço ao navio Tubarão, fazendo entregas de recados, tornou-se mais tarde, prático-mor da barra do Porto de Fortaleza. Diante da situação que se instalou, organizou os jangadeiros, bloqueando o porto.


Uma das importantes ações que exemplificam a luta abolicionista no Ceará, que fizeram com o estado fosse o primeiro a abolir a escravidão, no ano de 1884. Francisco nasceu em 1839, vindo a falecer em 1914.



Dandara

Dandara foi uma grande guerreira na luta pela liberdade do povo negro. Ainda no século XVII, participou das lutas palmarinas, conquistando um espaço de liderança. De forma intransigente, entendia que a liberdade era inegociável. enfrentando todas as batalhas que sucederam em Palmares. Era a companheira de Zumbi dos Palmares. Opôs-se, juntamente com ele, a proposta da Coroa Portuguesa em condicionar e limitar reivindicações dos palmarinos em troca de liberdade controlada.



Dandara morreu em 1694 na frente de batalha, para defender o Quilombo dos Macacos, mocambo pertencente ao Quilombo dos Palmares.



Luíza Mahin


Luíza Mahin, foi uma protagonista importante na Revolta dos Malês. Conforme alguns estudiosos, se essa revolta vingasse, Luísa seria a rainha da Bahia. Construindo um reinado em terras brasileiras, já que fora princesa na África, na tribo Mahi, integrante da nação nagô. Foi alforriada em 1812.



Ela também participou da Sabinada entre 1837-1838. Perseguida, acabou fugindo para o Rio de Janeiro. Não se sabe ao certo, mas imagina-se que essa importante mulher tenha sido extraditada juntamente com seus companheiros muçulmanos africanos que encabeçaram a Revolta dos Malês.



Carolina Maria de Jesus


Nasceu em Sacramento, no interior de Minas Gerais, no ano de 1914.


Sendo de uma família extremamente pobre, trabalhou desde muito cedo para auxiliar no sustento da casa. Com isso, acabou não frequentando a escola, além de dois anos. Mudou-se para São Paulo, indo morar na favela, para sustentar a si e seus filhos, tornou-se catadora de papel. Guardava alguns desses papéis, para registrar seu cotidiano na favela, denunciando a realidade excludente em que viviam os negros. Em 1960, foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que conheceu seus escritos. Assim, ela escreveu o livro Quarto de Despejo, que vendeu mais de 100 mil exemplares.


Na imagem vemos Carolina Maria de Jesus ao lado da também escritora, Clarice Lispector.


Tornou-se uma escritora reconhecida, particularmente fora do país, sendo incluída na antologia de escritoras negras, publicada em 1980 pela Randon House, em Nova York.



André Rebouças

Rebouças, além de ter sido um dos mais importantes militantes do movimento abolicionista no Brasil, foi uma das maiores autoridades no país em engenharia hidráulica e ferroviária. Nasceu em 1838, filho de Antonio Rebouças, advogado, parlamentar e conselheiro do Império. Estudou nas melhores escolas do Rio de Janeiro, completando seus estudos na Europa, onde se especializou em fundações e obras portuárias. Participou na Guerra do Paraguai (1865-1870), como engenheiro.



Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira contra a Escravidão. André Rebouças, também era geólogo, matemático, biólogo, astrônomo, higienista e filantropo. Morreu em 1898.



Cruz e Souza

João Cruz e Souza foi um grande personagem na luta abolicionista no país. Filho de pais forros, nasceu no dia 24 de novembro de 1861 em Florianópolis, era poeta e jornalista.



Defensor da abolição, utilizou seu talento como orador e poeta para denunciar o escravismo e a hipocrisia brasileira frente a escravidão. Suas obras consagradas, o tornaram um dos maiores expoentes do simbolismo brasileiro. Dentre seus escritos, destacam-se os livros Missal e Broquéis. Chegou a ser funcionário nomeado da Central de Ferro do Brasil. Morreu em 1898 de tuberculose.



Aqualtune

Aqualtune era uma princesa do Reino do Congo, foi trazida escravizada para o Brasil, logo que foi derrotada em guerra no interior do reinado. Quando desembarcada no Brasil em Recife, foi vendida e levada para o sul de Pernambuco. Não demorou a integrar os movimentos de fugas que explodiam no regime escravista, tornando-se uma liderança importante para os quilombos de Palmares.


Segundo o que aponta alguns estudos, Aqualtune era avó de Zumbi dos Palmares. Morreu queimada, quando já era idosa.



Mãe Menininha do Gantois

Mãe Menininha do Gantois nasceu em 10 de janeiro de 1864. Era neta de escravizados da tribo Kekeré, da Nigéria. Foi iniciada no candomblé, ainda criança, no terreiro fundado pela sua bisavó. Aos 28 anos de idade, como filha de Oxum, assumiu o cargo de maior hierarquia na religião. Conseguiu estabelecer interlocuções como várias personalidades, buscando o respeito da sociedade para a religião, muito perseguida pelo poder político.





Devido aos seus poderes espirituais e sua capacidade de agregar as pessoas, conquistou o respeito até mesmo de outras religiões. Tornou-se a mais respeitável mãe de santo da Bahia, onde até hoje funciona o terreiro do Gantois, fundado em 1849, por sua bisavó. Sempre divulgava o candomblé, explicando sobre a importância do mesmo. Sua vida religiosa foi marcada pela fé e bondade. De grande carisma, Mãe Menininha do Gantois tinha respeito de personalidades importantes, dentre as quais, Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Tom Jobim e Vinícius de Moraes.


Faleceu aos 92 anos, em 1986 na cidade de Salvador.

Tereza de Benguela

Tereza de Benguela foi uma liderança quilombola que viveu no século XVIII. Mulher de José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho ou Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso. Quando seu marido morreu, Tereza assumiu o comando daquela comunidade quilombola, revelando-se uma líder ainda mais implacável e obstinada. Valente e guerreira ela comandou o Quilombo do Quariterê, este cresceu tanto sob seu comando que chegou a agregar índios bolivianos e brasileiros. Isso incomodou muito as autoridades das Coroas, espanhola e portuguesa. A Coroa Portuguesa, junto à elite local agiu rápido e enviou uma bandeira de alto poder de fogo para eliminar os quilombolas. Tereza de Benguela foi presa. Não se submetendo a situação de escravizada, suicidou-se.



Carro alegórico na Marquês de Sapucaí com a representação de Tereza de Benguela, a rainha do Quilombo do Piolho ou Quariterê



Em diversas situações, a história dos heróis negros e heroínas negras estão imbricadas à luta geral da população negra em contraposição ao escravismo e/ou outras várias formas de racismo presentes na sociedade brasileira. Mas é importante salientar que muitas dessas personagens continuam anônimas na história brasileira.



fonte: SANTOS, Ângela Maria dos & SILVA, João Bosco da(orgs.). História e Cultura Negra: Quilombos em Mato Grosso. Cuiabá: Gráfica Print Indústria e Editora ltda/SEDUC, 2009. pp. 32-4.

21 comentários:

  1. PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros
    PQNAB! É lançado o pré-manifesto e estatutos do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros em 17 estados da ONNQ unidos a inúmeros movimentos e Entidades Negra ativistas e simpatizantes do Brasil que tem um pensamento em comum, o de assumir a responsabilidade e deveres para nossa comunidade e autonomia e conquistas nossos direitos resgatando e redimensionando o poder de nossos valores em favor de nossa comunidade e da nação. Brasil.Viva Zumbi! Brasil. Para maiores informações e adesões do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros. pelos e-mails pqnab@bol.com.br / p.qnab@ig.com.br / p.qnab@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros
    PQNAB! É lançado o pré-manifesto e estatutos do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros em 17 estados da ONNQ unidos a inúmeros movimentos e Entidades Negra ativistas e simpatizantes do Brasil que tem um pensamento em comum, o de assumir a responsabilidade e deveres para nossa comunidade e autonomia e conquistas nossos direitos resgatando e redimensionando o poder de nossos valores em favor de nossa comunidade e da nação. Brasil.Viva Zumbi! Brasil. Para maiores informações e adesões do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros. pelos e-mails pqnab@bol.com.br / p.qnab@ig.com.br / p.qnab@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom conteúdo! O Dia Nacional da Consciência Negra se aproxima e é importante conhecer nossa real história.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito emocionada ao ler a história de AQUALTUNE. Até chorei! Sou Professora/Pedagoga em Ipatinga, MG. Estou preparando com meus alunos uma exposição para o Dia da Consciência Negra. Acabei de decidir que farei uma homenagem a AQUATUNE. Minha sala será chamada: exposição AQUATUNE. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Muuuiito bom ..lê a respeito da conciência negra...e saber ha importância de cada um deles...e o que elss significam....eh importante conhecer a historia....

    ResponderExcluir
  6. É Muiitto bom saber a importância da historia da conciência negra .......e lê as pessoas que fizzeram parrte heróis e heroínas negras no BRASIL *-*

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada, precisamos saber das nossas raízes, nossa verdadeira identidade. Parabéns pelo conteúdo, muito útil para o resgate de nossa história!

    ResponderExcluir
  8. Excelente conteúdo, mas é relevante lembrar que esta cultura não PODE ser repassada aos nossos alunos apenas no dia da consciência negra, deve ser trabalhado constantemente dentro de sala.

    ResponderExcluir
  9. Um conteúdo ótimo! Que deveria ser aplicado nas escolas para que todos tenham o conhecimento, pois há tantos negros que desempenharam papéis importantes para a história do nosso país.

    ResponderExcluir
  10. Um conteúdo ótimo! Que deveria ser aplicado nas escolas para que todos tenham o conhecimento, pois há tantos negros que desempenharam papéis importantes para a história do nosso país.

    ResponderExcluir
  11. EU PRETENDO ESTUDAR ESTE TEMA PARA FAZER MINHA DISSERTAÇÕA ESTOU ESTUDANDO, SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR INDICANDO LIVROS, AGRADEÇO!ACHO QUE NESTA SOCIEDADE PRECISAMOS RESGATAR UM POVO QUE POUCAS PESSOAS CONHECEM, O QUE FOI FEITO, E OS PAPEIS DESEPENSADOS POR ELES PRECISAM ESTAR NO DIA .OBRIGADA!
    ANA CARLA

    ResponderExcluir
  12. Não posso deixar de externar a minha admiração a Cruz e Souza. Orador heroi de SC.

    ResponderExcluir
  13. O nome do livro de Carolina Maria de Jesus, é Quarto de Despejo.

    ResponderExcluir
  14. E muito gratificante e absorvedor, saber mais das pessoas que fizeram parte da historia desse Brasil..Salve Quilombo..

    ResponderExcluir
  15. excelente informação, muito dos peonagens citados, ate entao nao tinha o menor conhecimento, obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Excelente informação, muitos dos personagens citados, ate então não tinha o menor conhecimento, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Só acho que se divulga muito pouco sobre esses homens e mulheres que ajudaram a construir nosso país.

    ResponderExcluir
  18. Antonieta de Barros. Falem do ser humano maravilhoso que ela foi. Ela é resistência pura.

    ResponderExcluir
  19. Esses personagens não podem ser esquecidos nunca porque ,conhecendo tamanha bravura e garra dessa gente que lutou pela liberdade em tempos tão remotos surgira novos defensores porque essa luta não acabou que justiça tem que ser igual para todos.

    ResponderExcluir