sábado, 7 de maio de 2011

Confira o Simulado Notrevest 1 com as questões de História do Brasil

SIMULADO 1 SEGUNDO BIMESTRE



HISTÓRIA DO BRASIL – PRIMEIRO ANO



1. (FGV) Antunes voltou ao capão e transmitiu a seus companheiros as promessas de Bento. Os paulistas saíram dos matos aos poucos, depondo as armas. Muitos não passavam de meninos; outros eram bastante velhos. Sujos, magros, cambaleavam, apoiavam-se em seus companheiros. Estendiam a mão, ajoelhados, suplicando por água e comida. Bento fez com que os paulistas se reunissem numa clareira para receber água e comida. Os emboabas saíram da circunvalação, formando-se em torno dos prisioneiros. Bento deu ordem de fogo. Os paulistas que não morreram pelos tiros foram sacrificados a golpes de espada.

(Ana Miranda, "O retrato do rei")

O texto trata do chamado Capão da Traição, episódio que faz parte da Guerra dos Emboabas, que se constituiu

a) em um conflito opondo paulistas e forasteiros pelo controle das áreas de mineração e tensões relacionadas com o comércio e a especulação de artigos de consumo como a carne de gado, controlada pelos forasteiros.

b) em uma rebelião envolvendo senhores de minas de regiões distantes dos maiores centros - como Vila Rica - que não aceitavam a legislação portuguesa referente à distribuição das datas e a cobrança do dízimo.

c) no primeiro movimento colonial organizado que tinha como principal objetivo separar a região das Minas Gerais do domínio do Rio de Janeiro, assim como da metrópole portuguesa, e que teve a participação de escravos.

d) no mais importante movimento nativista da segunda metade do século XVIII, que envolveu índios cativos, escravos africanos e pequenos mineradores e faiscadores contra a criação das Casas de Fundição.

e) na primeira rebelião ligada aos princípios do liberalismo, pois defendia reformas nas práticas coloniais e exigia que qualquer aumento nos tributos tivesse a garantia de representação política para os colonos.

resposta:[A]

2. (Cesgranrio) No período colonial surgiram várias rebeliões e movimentos de libertação que questionavam a dominação portuguesa sobre o Brasil. A respeito dessas rebeliões, podemos afirmar que:

I - Todos os movimentos de contestação visavam a separação definitiva do Brasil de Portugal.
II - Até a 1ª metade do século XVIII, os movimentos contestatórios exigiam mudanças, mas não o rompimento do estatuto colonial.
III - Desde o final do século XVIII, os movimentos de libertação sofreram a influência do Iluminismo e defendiam o fim do pacto colonial.
IV - A luta pela abolição da escravatura era uma das propostas presentes em basicamente todas as rebeliões.
V - Uma das razões de vários movimentos era o abuso tributário da Coroa portuguesa em relação aos colonos.

Estão corretas as afirmativas:
a) somente I, II e III.
b) somente I, III e V.
c) somente II, III e IV.
d) somente II, III e V.
e) somente III, IV e V

resposta:[D]

3. (ESPM/2009) A coroa criou a Companhia Geral de Comércio do Maranhão, que monopolizaria o comércio da região, tendo, entre outras obrigações, de fornecer 500 escravos negros por ano, durante 20 anos, além de fornecer aos habitantes gêneros alimentícios importados e adquirir tudo o que fosse produzido na região para a exportação.
(Luís César Costa e Leonel Itaussu. História do Brasil)

Contra a ação da Companhia Geral do Comércio do Maranhão ocorreu, no século XVII, a revolta nativista conhecida por:

a) Aclamação de Amador Bueno;
b) Guerra dos Emboabas;
c) Guerra dos Mascates;
d) Revolta de Felipe dos Santos;
e) Revolta de Beckman.

Resposta: [E]


4. (UFRN) A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como:


a) movimentos isolados em defesa de idéias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos;

b) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política;

c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam aspectos da política econômica de dominação do governo português;

d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas; contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.

Resposta: [C]

HISTÓRIA DO BRASIL – SEGUNDO ANO


1. (Unifesp) "Será exagero... dizer-se que os colonos se acham sujeitos a uma nova espécie de escravidão, mais vantajosa para os patrões do que a verdadeira, pois recebem os europeus por preços bem mais moderados do que os dos africanos... Sem falar no fato do trabalho dos brancos ser mais proveitoso do que o dos negros?"
(Thomas Davatz, "Memórias de um colono no Brasil", 1854-1857.)

Do texto pode-se afirmar que:

a) denuncia por igual a escravidão de negros e brancos.
b) revela a tentativa do governo de estimular a escravidão branca.
c) indica a razão pela qual fracassou o sistema de parceria.
d) defende que o trabalho escravo é mais produtivo que o livre.
e) ignora o enorme prejuízo que os fazendeiros tiveram com a contratação dos colonos.

resposta:[C]

2. (ENEM)



Um dia, os imigrantes aglomerados na amurada da proa chegavam à fedentina quente de um porto, num silêncio de mato e de febre amarela. Santos. — É aqui! Buenos Aires é aqui! — Tinham trocado o rótulo das bagagens, desciam em fila. Faziam suas necessidades nos trens dos animais onde iam. Jogavam-nos num pavilhão comum em São Paulo. — Buenos Aires é aqui! — Amontoados com trouxas, sanfonas e baús, num carro de bois, que pretos guiavam através do mato por estradas esburacadas, chegavam uma tarde nas senzalas donde acabava de sair o braço escravo. Formavam militarmente nas madrugadas do terreiro homens e mulheres, ante feitores de espingarda ao ombro.

(Oswald de Andrade. Marco Zero II – Chão. Rio de Janeiro: Globo, 1991).

Levando-se em consideração o texto de Oswald de Andrade e a pintura de Antonio Rocco reproduzida acima, relativos à imigração européia para o Brasil, é correto afirmar que

a) a visão da imigração presente na pintura é trágica e, no texto, otimista.
b) a pintura confirma a visão do texto quanto à imigração de argentinos para o Brasil.
c) os dois autores retratam dificuldades dos imigrantes na chegada ao Brasil.
d) Antonio Rocco retrata de forma otimista a imigração, destacando o pioneirismo do imigrante.
e) Oswald de Andrade mostra que a condição de vida do imigrante era melhor que a dos ex-escravos.

Resposta: [C]

3. (PITÁGORAS) O século XIX inicia-se marcado pelas transformações do sistema capitalista mundial, que aos poucos deixava de se basear numa economia comercial e avançava para uma economia industrial. Esse processo vai apresentar modificações no cenário das relações socioeconômicas em vários países, trazendo novas práticas para a obtenção de lucros. Segundo Emília Viotti da Costa, as transformações na economia mundial provocaram uma reavaliação da política de terra, e em diferentes países foram decretadas leis em torno desta questão.
Fonte: http://www.brasilescola.com/historiaab/lei-terras-1850.htm

No Brasil, em 1850, a solução encontrada foi a promulgação da Lei de Terras que teve como CONSEQUÊNCIA a
a) organização de um audacioso projeto de reforma agrária em todo o território nacional.
b) ampliação do número de imigrantes que vieram para receber as terras brasileiras.
c) adoção do sistema de parceria em que negros e mulatos foram expulsos de suas terras.
d) consolidação dos latifúndios, sabendo que essa lei atribuía valor imobiliário às terras.
e) proibição de plantar, em terras brasileiras, qualquer outro produto que não fosse o café.

Resposta: [D]

4. (PITÁGORAS) A política imigratória brasileira na segunda metade do século XIX apresentava o embate entre dois direcionamentos. De um lado, da parte do governo, havia a necessidade de uma nação mais ― “civilizada”, mais ― “branca” e, para tanto, seria conveniente trazer pequenos proprietários que povoassem especialmente o Sul do país, afastando a cobiça dos nossos vizinhos platinos pela região. De outro, havia a necessidade dos grandes proprietários de terra que desejavam perpetuar a agroexportação e que não estavam interessados na introdução de pequenos proprietários; pelo contrário, imigrantes deveriam entrar em larga escala no país para resolver o problema da escassez de escravos, iniciada a partir de 1850, com a proibição de seu tráfico.

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta uma consequência da política imigratória que indica que os grandes proprietários conseguiram impor suas regras ao governo imperial.
a) O governo passou a se responsabilizar inteiramente pelas despesas de translado e de assentamento dos imigrantes nos núcleos coloniais.
b) O governo desapropriou terras improdutivas dos grandes latifúndios para disponibilizá-las às levas de imigrantes europeus que entraram no Brasil a partir de 1850.
c) A exemplo dos Estados Unidos, o governo Imperial decretou lei que assegurava a qualquer chefe de família, maior de 21 anos, o acesso às terras públicas desocupadas. Tal fato atraiu milhares de europeus ao Brasil.
d) O Estado brasileiro criou lei que determinava uma associação entre o acesso à terra a um tipo de formação profissional do imigrante que ampliasse de maneira significativa as chances de sucesso do novo empreendimento.
e) A Lei de Terras de 1850, ao tornar públicas todas as terras devolutas e conferir-lhes valor imobiliário, acabou dificultando aos imigrantes o acesso à propriedade da terra.

resposta:[E]

HISTÓRIA DO BRASIL – TERCEIRO ANO

1. (PITÁGORAS) Observe a obra ― Proclamação da Independência, de autoria de François-René Moreaux, pintada em 1844.


A partir da análise da tela, é possível afirmar que essa representação pictórica sugere os seguintes significados:


I. O quadro foi resultado da observação direta do acontecimento histórico retratado. Nele, o príncipe D. Pedro está destacado de seus súditos, é o foco da ação e foi imortalizado como um monarca seguro de si e do país que tinha sob sua responsabilidade.

II. O futuro Imperador do Brasil não foi mostrado como o líder de uma população negra e mestiça. Trata-se da representação de um país branco, uma vez que nela não há negros ou indígenas.

III. A imagem foi construída com o propósito de esvaziar a participação das elites agrárias e mercantis no processo de independência, colaborando para reforçar o mito de que a independência teria sido fruto da ação individual de D. Pedro.

IV. o pintor não esteve a serviço da versão das elites cariocas acerca da emancipação e do Império; sua preocupação maior foi representar o povo como participante ativo, sempre disposto a saudar o ato memorável de D. Pedro.

Está(ao) CORRETA(S)

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

resposta: [C]

2. (UFRRJ) Leia os textos a seguir, reflita e responda.

Após a Independência política do Brasil, em 1822, era necessário organizar o novo Estado, fazendo leis e regulamentando a administração por meio de uma Constituição. Para tanto, reuniu-se em maio de 1823, uma Assembléia Constituinte composta por 90 deputados pertencentes à aristocracia rural.(...) Na abertura dos trabalhos, o Imperador D. Pedro I revelou sua posição autoritária, comprometendo-se a defender a futura Constituição desde que ela fosse digna do Brasil e dele próprio.

VICENTINO, C; DORIGO, G. "História Geral do Brasil." São Paulo: Scipione, 2001.

A Independência política do Brasil, em 1822, foi cercada de divergências, entre elas, o desagrado do Imperador com a possibilidade, prevista no projeto constitucional, de o seu poder vir a ser limitado, o que resultou no fechamento da Constituinte em novembro de 1823. Uma comissão, então, foi nomeada por D. Pedro I para elaborar um novo projeto constitucional, outorgado por este imperador, em 25 de março de 1824.

Em relação à Constituição Imperial, de 1824, é correto afirmar que nela

a) foi consagrada a extinção do tráfico de escravos, devido à pressão da sociedade liberal do Rio de Janeiro.
b) foi introduzido o sufrágio universal, somente para os homens maiores de 18 anos e alfabetizados, mantendo a exigência do voto secreto.
c) foi abolido o padroado, assegurando ampla liberdade religiosa a todos os brasileiros natos, limitando os cultos religiosos aos seus templos.
d) o poder moderador era atribuição exclusiva do Imperador, conferindo a ele, proeminência sobre os demais poderes.
e) o poder executivo seria exercido pelos ministros de Estado, tendo estes total controle sobre o poder moderador.

resposta:[D]


3. (ENEM) Constituição de 1824:

“Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organização política, e é delegado privativamente ao Imperador (…) para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, equilíbrio, e harmonia dos demais poderes políticos (...) dissolvendo a Câmara dos Deputados nos casos em que o exigir a salvação do Estado.”

Frei Caneca:

“O Poder Moderador da nova invenção maquiavélica é a chave mestra da opressão da nação brasileira e o garrote mais forte da liberdade dos povos. Por ele, o imperador pode dissolver a Câmara dos Deputados, que é a representante do povo, ficando sempre no gozo de seus direitos o Senado, que é o representante dos apaniguados do imperador.”
(Voto sobre o juramento do projeto de Constituição)

Para Frei Caneca, o Poder Moderador definido pela Constituição outorgada pelo Imperador em 1824 era

a) adequado ao funcionamento de uma monarquia constitucional, pois os senadores eram escolhidos pelo Imperador.
b) eficaz e responsável pela liberdade dos povos, porque garantia a representação da sociedade nas duas esferas do poder legislativo.
c) arbitrário, porque permitia ao Imperador dissolver a Câmara dos Deputados, o poder representativo da sociedade.
d) neutro e fraco, especialmente nos momentos de crise, pois era incapaz de controlar os deputados representantes da Nação.
e) capaz de responder às exigências políticas da nação, pois supria as deficiências da representação política.

Letra: [C]


4. (FGV/2009)
Observe o quadro.

(Flavio de Campos e Miriam Dolhnikoff, Atlas História do Brasil)


O quadro apresenta

a) as transformações institucionais originárias da reforma constitucional de 1834, chamada de Ato Adicional.
b) a mais importante reforma constitucional do Brasil monárquico, com a instituição da eleição direta a partir de 1850.
c) a reorganização do poder político, determinada pela efetivação do Brasil como Reino Unido a Portugal e Algarves, em 1815.
d) a organização de um parlamentarismo às avessas, em que as principais decisões derivavam do poder legislativo.
e) a organização do Estado brasileiro, segundo as determinações da Constituição outorgada de 1824.
resposta: [E]


5. (PITÁGORAS) Leia os trechos sobre as revoltas regenciais no Brasil durante o período imperial.


Trecho 01 Trecho 02



Ocorreu no Maranhão em dezembro de 1838 e foi liderada pelos liberais que eram contrários aos abusos da oligarquia local. Os rebeldes chegaram a tomar a Vila de Caxias, a segunda mais importante da província, mas foram derrotados pelas tropas governamentais, após dois anos de lutas sangrentas.



Ocorreu em Salvador, no ano de 1835. Mais de 50% da população da cidade era composta de negros que viviam em péssimas condições, mesmo os libertos. O objetivo da revolta era libertar os negros e massacrar os brancos e mulatos, esses últimos considerados traidores. Os negros foram derrotados pelas forças do governo.





Os trechos se referem , RESPECTIVAMENTE, às seguintes revoltas:

a) Sabinada e Cabanagem.
b) Revolta dos Malês e Balaiada.
c) Balaiada e Sabinada.
d) Cabanagem e Revolta dos Malês.
e) Balaiada e Revolta dos Malês.

resposta: [E]

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