sábado, 16 de abril de 2011

Confira a avalição de História do Brasil (primeiro ano) P1 Segundo Bimestre

CNDL - COLÉGIO NOTRE DAME DE LOURDES
COLEÇÃO PITÁGORAS

CAPÍTULO 3

A DESCOBERTA DE OURO E A OCUPAÇÃO DAS REGIÕES MINERADORAS

PRIMEIRO ANO – HISTÓRIA DO BRASIL 1. (UFV-MG) "O ouro brasileiro deixou buracos no Brasil, templos em Portugal e fábricas na Inglaterra."

(Eduardo Galeano) Eduardo Galeano (1940), jornalista e escritor uruguaio.


Explique de que forma os fatos contidos na frase anterior estão relacionados historicamente.


Resposta da questão 1:

Resposta:- O tratado de Methuen (1703) permitiu drenagem de grande parte do ouro brasileiro para a Inglaterra, que já estava desenvolvendo a sua Revolução Industrial, tendo seu processo acelerado. Quanto à Portugal, tradicionalmente religioso e ligado à Igreja Católica, "investiu" o ouro em conventos (ex: Convento de Mafra) e, o Brasil, "aplicou" em igrejas e teve seu solo esburacado.


2. (FGV) No século XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colônia. Entre elas podemos destacar:

a) A urbanização da Amazônia, o início do ciclo do tabaco, a introdução do trabalho livre com os imigrantes;

b) A introdução do trafico negreiro, a integração do índio, a desarticulação das relações com a Inglaterra;

c) A industrialização de São Paulo, a expansão da criação de ovinos em Minas Gerais;

d) A preservação da população indígena, a decadência da produção algodoeiro, a introdução de operários europeus;

e) O aumento da produção de alimentos, a integração de novas áreas por meio da pecuária e do comércio, a mudança do eixo econômico para o centro-sul.

resposta da questão 2:

[E]




3. (Fuvest-SP) Em 1703, é assinado o tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra. Essa acordo, segundo Celso Furtado, "significou para Portugal renunciar a todo desenvolvimento manufatureiro e implicou transferir para a Inglaterra o impulso dinâmico criado pela produção aurífera no Brasil.” Explique o que foi o tratado de Methuem e discuta a afirmativa de Celso Furtado.


Resposta da questão 3:

Resposta 03: O tratado de Methuen, também chamado de "tratado dos Panos e Vinhos", estabelecia que Portugal poderia exportar vinhos para a Inglaterra pagando tarifas alfandegárias preferenciais; e com isso, a Inglaterra venderia seus tecidos (melhores e mais baratos que os panos portugueses) a Portugal sem quaisquer taxas aduaneiras. Com isso, as manufaturas portuguesas não puderam suportar a concorrência britânica. Conseqüentemente, o ouro brasileiro foi canalizado para a Inglaterra, a fim de cobrir o déficit comercial português. Por todos esses aspectos, Celso Furtado concluiu que o tratado de Methuen criou condições favoráveis à intensificação da acumulação capitalista que colaborou com a Revolução Industrial inglesa do século XVIII.


4. (Fuvest-SP) Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que

a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração.

b) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.

c) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.

d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.

e) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade.

resposta da questão 4:

[E]



5. (PUC-MG)
"A sede insaciável do ouro estimulou a tantos a deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos tão ásperos como são os das minas, que dificultosamente se poderá dar conta do número das pessoas que atualmente lá estão. Contudo, os que assistem nelas nestes últimos anos por largo tempo, e as correram todas, dizem que mais de trinta mil almas se ocupam, umas em catar, e outras em mandar catar nos ribeiros do ouro, e outras em negociar, vendendo e comprando o que se há mister não só para a vida, mas para o regalo, mais que nos portos do mar."

André João Antonil. Cultura e opulência do Brasil (1711) APUD: Inácio, Inês da C. e DE LUCA, Tânia R. Documentos do Brasil colonial. São Paulo: Ática, 1993. p. 124


A situação histórica descrita evidencia:

a) a repartição equilibrada dos terrenos auríferos pelos coloniais.

b) a corrida do ouro e as esperanças de enriquecimento fácil.

c) a condição de igualdade entre senhores e escravos na busca do ouro.

d) a mineração como única atividade econômica da região.


Resposta da questão 5:

[B]



Questão extra nível médio

(PITÁGORAS) Em realidade, se o ouro criou condições favoráveis ao desenvolvimento interno da colônia, não é menos verdade que o ouro também dificultou o aproveitamento dessas condições ao entorpecer o desenvolvimento manufatureiro da metrópole."

"O ouro deixou buracos no Brasil, igrejas em Portugal e fábricas na Inglaterra."

As expressões acima, muito citadas pelos historiadores, define a herança deixada pela mineração no Brasil. Como conseqüência:

a) que grande parte do ouro brasileiro era levado para as manufaturas inglesas em função do comércio deficitário entre o Brasil e a Inglaterra, que comprava o algodão bruto e exportava tecidos.

b) O comércio deficitário entre a metrópole portuguesa e o reino inglês favoreceu o escoamento do ouro brasileiro para o setor manufatureiro têxtil da Inglaterra, sobretudo após o tratado de Methuen.

c) A Inglaterra apoderou-se da maior parte do ouro brasileiro através da pirataria e das atividades corsárias.

d) As guerras ocorridas na Europa, nas quais Portugal sempre esteve do lado da Inglaterra, procovaram a transferência de grande parte das riquezas auríferas extraídas do Brasil.

e) A transferência de grande parte das riqueza minerais exercidas do Brasil para a Inglaterra resultou, principalmente, da importação de máquinas e equipamentos pelo reino português.


resposta da questão extra nível médio:



[B]



Questão desafio

(Unicamp) No Brasil colonial, além da produção açucareira escravista, o historiador Caio Prado Junior (em Formação do Brasil Contemporâneo) enumera outras atividades econômicas importantes como, por exemplo, a mineração do século XVIII, que era também uma atividade voltada para o comércio externo.

Caio Prado Júnior (1907-1990), historiador brasileiro.


a) Caracterize a mineração no século XVIII em termos de região geográfica, organização do trabalho e desenvolvimento urbano.



b) Cite e caracterize duas outras atividades econômicas do Brasil colonial que não eram voltadas para o comércio externo.

resposta da questão desafio:

Resposta 08:a) Nas Minas Gerais e No Centro-Oeste é que se desenvolveu a mineração, apoiada sobretudo no trabalho escravo mas também em modalidades de trabalho livre.A população numerosa demandava grande quantidade de produtos e serviços permitindo o intenso desenvolvimento de atividades comerciais e urbanas.

b) A agricultura de subsistência e a pecuária que abastecia os centros urbanos com o fornecimento de carne e de animais empregados para o transporte e a agricultura de subsistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário