terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O escravismo colonial

O escravismo colonial


A escravidão existia na África muito antes da chegada dos europeus, sancionada pelas leis e pelos costumes das várias regiões desse continente. O sofrimento, imposto pelo tráfico negreiro, começava em terras africanas, antes mesmo de os cativos serem embarcados nos navios negreiros.


No primeiro século da escravidão, os índios representaram a principal mão de obra nas atividades econômicas da América Portuguesa.


Gradativamente, foram sendo substituídos pelos africanos, que se tornaram, como disse um cronista da época, “as mãos e os pés” dos senhores. Entre o final do século XVI e as últimas décadas do século XIX, os escravos negros tornaram-se a mão de obra por excelência da América Portuguesa.


A economia agroexportadora necessitava, para sua realização, de grandes extensões de terra, especialmente de um só produto e mão de obra compulsória. A disponibilidade de terras na América Portuguesa poderia gerar, se houvesse a predominância do trabalho livre, o trabalho familiar, o minifúndio, estatutos incompatíveis com as necessidades de exportação agrícola da metrópole. Assim, o trabalho escravo completava o latifúndio e a monocultura, imprescindíveis para o sucesso da economia agroexportadora implantada na América Portuguesa.





A substituição do trabalho indígena pelo trabalho escravo africano pode ser explicada por uma série de fatores. A metrópole possuía o monopólio do tráfico negreiro, e os traficantes portugueses trataram de convencer os proprietários de terras que os negros eram melhores trabalhadores que os indígenas. A Igreja ajudou bastante nesse trabalho de convencimento, uma vez que condenava a escravidão indígena. Por isso, gradativamente, a mão de obra tornou-se preponderante nas atividades econômicas da América Portuguesa.


Os indígenas também continuaram trabalhando sob a vigilância e o comando dos jesuítas nas chamadas reduções, onde se exploravam as drogas do sertão – pimenta, cravos e outras especiarias – em especial na região norte da América Portuguesa. Foram também utilizados nas áreas de criação de gado e na exploração de terras minerais.




Ser escravo na América Portuguesa


Os escravos negros foram empregados, no Brasil, nas mais diversas atividades.


Nas áreas de produção de açúcar, os negros cuidavam do plantio da cana, da limpeza dos canaviais, retirando as ervas daninhas, da colheita, do transporte da cana dos canaviais às moendas, das fornalhas e das caldeiras nos engenhos.


O engenho funcionava durante o dia e à noite. Alguns escravos trabalhavam exclusivamente no setor fabril do engenho. Outros se dedicavam, de dia, ao trabalho nos canaviais e, à noite, nas moendas que funcionavam dezoito a vinte horas por dia, interrompendo seu funcionamento apenas para a limpeza do maquinário. Era nesse curto espaço de tempo que os escravos descansavam.


Entretanto, não foi só nas plantations açucareiras que predominou o trabalho escravo negro. Eles foram também escravos domésticos, servindo seus senhores em suas casas, dedicaram-se ao trabalho de criação de gado e em todos as atividades para as quais fossem requisitados.


Na região mineradora, os escravos trabalhavam em busca de ouro e do diamante nos ribeiros, nas catas e nas grupiaras. Nessas regiões, foram também donos de venda e negras de tabuleiro.


Apesar do trabalho árduo dos escravos negros, a recente historiografia, apoiada em novas evidências documentais, desconstrói o mito do escravo “coisa”, uma mera mercadoria, sem personalidade e vontade próprias. Além disso, desmistifica a ideia de escravo “vítima” do sistema, baseado no “imaginário do tronco”.




Os escravos negociavam com seus senhores, tinham várias regalias e, muitos deles possuíam escravos. Ou seja, muitos escravos conseguiram, como agentes históricos que foram, encontrar formas de acomodação à escravidão. Aqueles que não conseguiram se acomodar, ou não quiseram faze-lo, buscaram formas para reagir contra a escravidão por meio da formação de quilombos, das fugas individuais, de assassinato de senhores, da feitiçaria e das tentativas de fazer eclodir revoltas escravas. Seja como for, acomodando-se ou não, os escravos negros agiram como sujeitos históricos e assim devem ser estudados.




Professor explica aspectos da escravidão no Brasil






Marcus Vinícios de Morais é professor de história do Cursinho Oficina do Estudante, em Campinas. Tema costuma ser cobrado nos vestibulares.




Professor explica a violência cometida contra os escravos












Marcus Vinícius de Morais é professor de cursinho em Campinas - SP. Na segunda aula sobre escravidão, ele fala sobre a violência como forma de controlar o comportamento dos escravos.

Professor explica o controle do comportamento da população escrava no Brasil



Terceira aula sobre o tema trata do controle do comportamento dos escravos. Marcus Vinícius de Morais é professor de história em cursinho em Campinas - SP.

8 comentários:

  1. Gostei do blog ! Está bem completo!Eu achei tudo o q eu queria ! :)

    ResponderExcluir
  2. Perfect! Adorei pois é perfeito para pesquisas este blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, jovem. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. posso garantir q esse é o melhor blog totalmente completo sempre estudo Historia por ele.

    ResponderExcluir
  5. muito bom!
    gostei muito, completo! achei o q eu queria e até mais do q eu imaginava!

    ResponderExcluir
  6. muito bom!
    parabens professor.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, esse blog realmente me ajudou :) (y)

    ResponderExcluir