terça-feira, 2 de novembro de 2010

Terceiro Ano - CNDL
Quarto Bimestre - História do Brasil
Colégio Notre Dame de Lourdes
Coleção Pitágoras
Caderno Revisional
O Iluminismo e as revoluções liberais do século XVIII

O Iluminismo e as Revoluções Burguesas


Nesta videoaula o professor Edenilson Morais apresentada algumas das características do Iluminismo e seus principais representantes na Inglaterra e na França. O pensamento de John Locke, Adam Smith, Voltaire, Montesquieu e Rousseau.
Alguns aspectos do despotismo esclarecido também são abordados. E ainda, a importância histórica do Iluminismo é ressaltada.


A importância da Revolução Paradigmática



Videoaula com o professor Ricardo Carvalho sobre a importância do Iluminismo e a eclosão da Revolução Francesa, em 1789.

A Revolução Americana



Este video apresentado pelo professor Licio mostra atraves de mapas como foi o desenrolar da independencia dos EUA.

Independência política da América Espanhola



O professor de história do cursinho pH, Igor Vieira, dá uma aula sobre a independência da América Espanhola que ocorre nas primeiras décadas do século 19.

Segundo o professor, o movimento ocorre por uma sucessão de fatores: influência do pensamento iluminista que traz a ideia de liberdade, a Revolução Americana de 1776, a Revolução Francesa de 1789, o apoio da Inglaterra que almejava aumentar seu mercado consumidor e as Guerras Ibéricas.

Vieira diz que o movimento foi liderado por duas importantes figuras históricas: San Martín, que liberta a parte sul do continente sul-americano; e Simón Bolívar, que atua na independência da região norte.

Confira aula completa em vídeo.
Questões propostas
1. (UFU) O fim maior e principal para os homens unirem-se em sociedades políticas e submeterem-se a um governo é a conservação de suas propriedades, ou seja, de suas vidas, liberdades e bens. Adaptado de LOCKE, John. "Dois Tratados sobre o Governo". São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.495. A autoproteção constitui a única finalidade pela qual se garante à humanidade, individual ou coletivamente, interferir na liberdade de ação de qualquer um. O único propósito de se exercer legitimamente o poder sobre qualquer membro de uma comunidade civilizada, contra sua vontade, é evitar dano aos demais.
Adaptado de MILL, J.Stuart. "A Liberdade". São Paulo: Martins Fontes, 2000, p.17.
Os trechos anteriores referem-se aos fundamentos do pensamento liberal. Sobre esse tema, assinale a alternativa que apresenta a explicação INCORRETA.
a) Em defesa da razão e da liberdade, vários pensadores europeus inspiraram uma série de transformações sociais, econômicas e políticas, principalmente a partir do século XVIII, cujas conseqüências estão presentes até hoje na sociedade contemporânea.
b) As bases filosóficas e políticas da sociedade civil e do Estado liberal moderno formaram-se, primeiramente, na Inglaterra no século XVII, tendo como um de seus principais idealizadores John Locke.
c) A defesa da liberdade e da propriedade como direitos legítimos do indivíduo foi importante na formação do ideário liberal, comum a dois importantes movimentos político-sociais europeus nos séculos XVII e XVIII: a Revolução Gloriosa na Inglaterra e a Revolução Francesa.
d) Os princípios do liberalismo, defendidos por Locke e Stuart Mill, excluem os direitos do indivíduo na sociedade ao justificarem a adoção de punições em função de ameaças à liberdade e à propriedade.



resposta: [D] A afirmação D é incorreta porque os filósofos identificados representam a filosofia liberal que defende o indivíduo em seus direitos sob todos os aspectos.
2. (PUC-RIO)Em 1784, Kant assim caracterizou o Iluminismo: A saída do homem de sua minoridade, do qual é ele próprio o responsável. Minoridade, isto é, incapacidade de se servir do seu entendimento sem a direção de outrem (...) Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento. Eis aí a divisa do Iluminismo.
Tendo como referência o texto apresentado, é correto afirmar que:
I - para os iluministas, o entendimento humano era viabilizado pela razão e pelo saber científico.
II - a "divisa do Iluminismo" representou, entre outros aspectos, a extinção dos regimes monárquicos, no mundo europeu da época.
III - a "coragem de se servir de seu próprio entendimento" foi associada à concepção da liberdade como um direito universal do homem.
IV - a "saída do homem de sua minoridade" correspondeu, na prática, à defesa do ideal de uma civilização livre de quaisquer práticas religiosas.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
resposta: [B] A razão e a liberdade são valores defendidos pela filosofia liberal, também genericamente identificada como iluminista, por interpretar que, com o uso da razão, o homem se iluminou para compreender a sua existência e a natureza.
3. (UFPI)Com relação à Independência dos Estados Unidos, em 1776, é correto afirmar que:
a) a primeira constituição dos Estados Unidos adotou a república federalista e presidencial como modelo de governo.
b) a Declaração de Independência defendeu a implantação de uma monarquia constitucional para dirigir politicamente a futura nação.
c) a França negou ajuda aos norte-americanos, visto que pretendia manter sua parceria com a Inglaterra na exploração comercial da América do Norte.
d) a Espanha negou ajuda aos norte-americanos, dado que com a derrota da Holanda poderia intensificar seus acordos comerciais com os colonos do sul.
e) a luta dos norte-americanos divulgou a perspectiva de se construir a unidade continental americana, baseada no ideal iluminista de liberdade e igualdade social.


resposta:[A] Reflexo dos princípios liberais, a Constituição norte-americana, pela primeira vez no mundo ocidental, regulamentou um tipo de organização em que os estados-membros têm mais liberdade (federalismo), e governante é indivíduo eleito pelos cidadãos (república).

4. (UFC)Leia o texto a seguir. "Tanto o liberalismo quanto a revolução social, tanto a burguesia quanto, potencialmente, o proletariado, tanto a democracia (em qualquer de suas versões) quanto a ditadura encontram seus ancestrais na extraordinária década que começou com a convocação dos Estados-Gerais, a Tomada da Bastilha e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão."
HOBSBAWM, Eric. "Ecos da Marselhesa. Dois séculos revêem a Revolução Francesa". São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 81.
A partir do texto e dos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a) A Revolução Francesa teve como conseqüência a derrota da classe burguesa e de seus valores liberais.
b) Os princípios democráticos inspiraram os países que invadiram a França logo após a revolução de 1789.
c) A Tomada da Bastilha representou, simbolicamente, a revanche da nobreza frente ao avanço da revolução popular.
d) Os sans-culottes , que formavam o grupo mais radical da Revolução Francesa, podem ser considerados os ancestrais do proletariado.
e) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão , aprovada na França em 1789, apesar de formalmente democrática, defendia a legitimidade das ditaduras.


resposta:[D] O historiador Eric Hobsbawn mostra que a sociedade de classes se configurou no ambiente da Revolução Francesa em que se distinguiram na Assembleia os representantes dos patrões dos empregados.

5. (UEL)Leia o texto a seguir: "A independência política e a formação dos Estados Nacionais na América Latina ocorreram a partir do rompimento do sistema colonial e foram dirigidos por setores dominantes da colônia descontentes com a impossibilidade de usufruir as novas vantagens que o capitalismo do novo século lhes oferecia. Portanto, essas características peculiares distanciam o processo latino-americano do processo pelo qual a Europa passou. Além disso, aqui havia, antes da colonização espanhola e portuguesa, culturas autóctones, que se rebelaram e lutaram para sobreviver depois do impacto da chegada dos europeus. E junto a elas estavam os negros africanos, que também foram incorporados a este continente. Espanha e Portugal quiseram se sobrepor e engolir as demais culturas, num processo de homogeneização praticado por meio da língua, da religião, dos padrões econômicos. Foram vencedores em parte: essa simbiose constituiu o cimento das futuras nações latino-americanas".
Fonte: PRADO, M. L. "A formação das nações latino-americanas". São Paulo: Atual, 1994. p. 2. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que:
a) As diferentes formas de conquista e exploração das colônias contribuíram para a fragmentação desse "novo mundo", denominado América, em diversas "Américas". A de colonização hispânica apoiou-se, principalmente, na servidão indígena, enquanto a portuguesa baseou-se na exploração da mão-de-obra escrava africana.
b) Independentes, as colônias espanhola e portuguesa optaram por uma república democrática, que contemplasse em suas constituições a idéia de igualdade e liberdade para os diferentes povos que habitavam essas excolônias.
c) A utilização da escravidão africana e indígena contribuiu para formatar as características das sociedades que foram constituídas nas Américas hispânica e portuguesa, em relação à prática da reciprocidade entre esses povos e ao sentimento de solidariedade entre os países no que diz respeito às práticas políticas.
d) A exploração colonial originada com a conquista e colonização da América Espanhola e América Portuguesa, embora tenha acontecido em períodos diferentes, foi baseada na escravidão negra, aproveitando a demanda do tráfico de mão-de-obra vinda da África.
e) O Brasil e os países hispano-americanos configuram-se em exemplos de alteridade e prosperidade em função do projeto de colonização empreendido nesses espaços.


resposta:[A] Com os interesses das metrópoles mais as características das regiões de exploração econômica, diversificou-se o uso de mão de obra compulsória.

6. (FUVEST) Nas reivindicações dos movimentos políticos que levaram à independência dos países da América Espanhola, encontram-se alguns traços comuns. Entre eles, a
a) proposta de igualdade social e étnica.
b) proposição de aliança com a França revolucionária.
c) defesa da liberdade de comércio.
d) adoção do voto universal masculino.
e) decisão de separar o Estado da Igreja.


resposta:[C] Nas três Américas, a defesa de liberdade de comércio foi fator para a reação dos colonos contra as exigências das metrópoles. Essa atividade sempre se constituiu no meio de auto-afirmação econômico-financeira.

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