segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Segundo Ano - CNDL
Quarto Bimestre - História do Brasil
Colégio Notre Dame de Lourdes
Coleção Pitágoras
Unidade - O Período Populista
Capítulo 1 - O Governo Dutra


Problematização do tema

Poucos conceitos são tão discutidos e tão pouco consensuais como o do populismo. Até algumas décadas atrás, o populismo era entendido como um fenômeno particular que ocorria em sociedades que faziam sua transição de tradicionais para modernas.

As massas, migrantes do campo para as cidades, atraídas pelos empregos nas indústrias emergentes, perdiam os laços de referências e da solidariedade que estabeleceram nas sociedades rurais. Tornavam-se, nos centros urbanos, “massa disponível”, pronta para ser interpelada pelos políticos populistas. Assim, o populismo era “uma forma de fazer política”, utilizada por políticos carismáticos, interessados no desenvolvimento nacional, algumas vezes oportunistas, que manipulavam as massas desorganizadas.

Atualmente, as discussões sobre o conceito de populismo se tornaram mais sofisticadas e há autores que sequer o concebem como um fenômeno político real, mas como um mito político, uma das construções míticas mais importantes do imaginário político e social do Brasil. Sua contrapartida na cena política seria a cultura do trabalhismo.
Outros o analisam como fruto de uma “matriz teológica”, originada ainda no Império Português. Nessa abordagem, o populismo apresentaria uma característica messiânica, com a espera de um “salvador” pelas massas subalternas.

Uma outra interpretação, bastante plausível, é a que entende o populismo como um tipo específico de relação entre governantes e governados. Entres esses dois autores, estabelecer-se-ia uma relação direta (e autoritária), porque não é mediada por instituições políticas.

Enfim, há inúmeras possibilidades de se analisar o conceito e deve-se sempre ter em conta os contextos históricos em que surge o populismo, porque há diferenças consideráveis entre os políticos chamados populistas. Na imagem vemos o presidente da República, Eurico Gaspar Dutra.

Nesta unidade – O período populista – você vai estudar a conjuntura histórica brasileira que se estende do governo Dutra ao golpe político civil e militar de 1964. Esse contexto, é geralmente, entendido como um momento de reordenação democrática, após a promulgação da Constituição de 1946, eleições livres e intensa competição político-partidária. No campo econômico, estabeleceu-se o debate entre a melhor adequação em se adotar um projeto nacionalista ou um projeto internacionalista para o nosso país. Esse debate e a adoção de um ou outro projeto levaram a situações políticas tensas, como no segundo governo de Vargas e às vésperas do golpe de 1964.

No que se refere à ordem mundial, o contexto que se iniciou em 1947 insere-se no quadro de disputas entre o bloco capitalista, liderado pelos EUA, e o bloco socialista, sob a liderança da URSS. A disputa pela adesão dos países da América Latina a um ou outro bloco gerou impactos significativos em suas ordens políticas, principalmente após o ingresso de Cuba na órbita da URSS. Por isso, não se pode desconsiderar a Guerra Fria, elemento importante na história do Brasil desse período.

Neste capítulo – O Governo Dutra – você vai estudar a agonia do Estado Novo que levou à renúncia de Getúlio Vargas e às eleições de dezembro de 1945. Vitorioso o candidato do PSD, General Dutra, foi desmontado todo o aparato da política econômica de Vargas, ao se adotar o projeto internacionalista, além da política extremamente repressiva de Dutra.

Pense sobre o que você acabou de ler e discuta:

1. Como se entendia o populismo até algumas décadas atrás?

Até algumas décadas atrás, o populismo era entendido como um fenômeno particular que ocorria em sociedades que faziam sua transição de tradicionais para modernas.
2. O que significa tratar o populismo como um mito político ou como uma “matriz teológica”?
Nessa abordagem, o populismo apresentaria uma característica messiânica, com a espera de um “salvador” pelas massas subalternas.

3. Quais são as outras possibilidades de tratamento do populismo?

Como um tipo específico de relação entre governantes e governados. Entres esses dois autores, estabelecer-se-ia uma relação direta (e autoritária), porque não é mediada por instituições políticas.
4. Por que se deve levar em conta a especificidade dos contextos históricos em que surge o populismo?

Uma vez que há inúmeras possibilidades de se analisar o conceito e deve-se sempre ter em conta os contextos históricos em que surge o populismo, porque há diferenças consideráveis entre os políticos chamados populistas.


5. O que caracteriza o contexto histórico brasileiro entre o governo Dutra e o golpe de 1964?

Esse contexto, é geralmente, entendido como um momento de reordenação democrática, após a promulgação da Constituição de 1946, eleições livres e intensa competição político-partidária. No campo econômico, estabeleceu-se o debate entre a melhor adequação em se adotar um projeto nacionalista ou um projeto internacionalista para o nosso país.
6. Por que é importante considerar a Guerra Fria na análise desse período?

Pois a disputa pela adesão dos países da América Latina a um ou outro bloco gerou impactos significativos em suas ordens políticas, principalmente após o ingresso de Cuba na órbita da URSS.
7. Quais as características mais marcantes do governo Dutra?

São características marcantes do Governo Dutra (1946-1950)o desmantelamento de todo o aparato da política econômica de Vargas, ao se adotar o projeto internacionalista, além da adoção de uma política extremamente repressiva.



ANASTASIA, Carla. História: ensino médio, livro 2/ Carla Maria Junho Anastásia, Elizabeth Seabra. – 1. ed, - Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010. pp. 36-7.?

Nenhum comentário:

Postar um comentário