sexta-feira, 2 de julho de 2010

Segundo Ano - CNDL
Terceiro Bimestre - História do Brasil
Capítulo 2 - Os prenúncios de uma nova ordem: a década de 1920 e a Revolução de 1930
A Semana de Arte Moderna


Como afirma o jornalista Oscar Pilagallo, "Semana de Arte Moderna é um divisor de águas, um ponto para o qual convergiram várias estéticas e do qual emergiram outras tantas. Pode-se dizer, nesse sentido, que foi o modernismo que desembocou na Semana e não o contrário. A partir daí, a cultura brasileira passou a ser, simplesmente, moderna".



Realmente os anos 1920 foram palco de tentativas não só de se elaborarem novas bases para a nacionalidade, mas, também, de se superar o atraso e garantir o ingresso do Brasil nos tempos da modernidade.Entenda o que foi a Semana de Arte Moderna, no video abaixo.


O tema da nação e seus desdobramentos vão repercutir no movimento modernista. Em um primeiro momento, ser moderno significou ser civilizado, cosmopolita, estar aualizado com o mundo. A cidade era o tema privilegiado, o grande tema poético. A partir de 1924, ser moderno é ser brasileiro. A modernidade passa a ser buscada através da diferença, da singularidade. Os intelectuais se autoelegeram executores de uma missão: encontrar a identidade nacional, rompendo com um passado de dependência cultural.



Os modernistas passaram a se interessar pelo interior do Brasil. fazendo inúmeras viagens, em busca do genuíno, dos elementos que compunham uma cultura nacional. Tratava-se não de operar uma ruptura, mas de conciliar-se com a tradição, estabelecendo uma amálgama entre o antigo e o novo.

Um dos cartazes da Semana de Arte Moderna, satirizando os grandes nomes da música, da literatura e da pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário