quinta-feira, 27 de maio de 2010

Segundo Ano
Capítulo 4
Sociedade, cultura e cotidiano no Brasil Imperial

Construindo habilidades e competências
A tradicional figura do malandro carioca do início do século passado




Leia o texto




[...] No Rio de Janeito, a imensa maioria das pessoas que vivia na pobreza era constituída de negros e mulatos, originários da própria cidade ou vindos principalmente do Vale do Paraíba. Desde a decadência da produção cafeeira naquela região, por volta de 1860, um número considerável de negros se dirigia à capital em busca de trabalho. Assim, no Rio Rio de Janeiro, a pobreza era logo identificada com a cor da pele dos ex-escravos, criando na cidade uma íntima relação entre pobreza e população negra.


As condições de trabalho para essa gente, mesmo para quem tinha emprego regular na indústria ou no setor terceário, eram extremamente difíceis e penosas. Por isso, de acordo com Fernando Henrique Cardoso, "o negro livre tinha de optar entre continuar trabalhando nas mesmas condições que antes, com status formal de cidadão, ou reagir a tudo o que o trabalho desqualificado pela própria escravidão significava, passando a viver na ociosidade e no desregramento". Assim, muitos iriam optar justamente pelo desregramento e pela ociosidade, produzindo uma espécie de "marginal" tipicamente carioca do início do século, o malandro. Sem trabalho formal, esse sujeito, vivendo de pequenos expedientes (jogos, carteados, bicho, pequenos golpes, etc) foi cantado de diversas maneiras por inúmeros compositores da nossa música popular [...]




MORAES, José Geraldo V de. Cidade e cultura na Primeira República. São Paulo: Atual, 1994. p. 42-3.










Elza Soares - Malandro
Composição: Jorge Aragão e Jotabê

Malandro, eu ando querendo falar com você
Você tá sabendo que o Zeca morreu por causa
De brigas que teve com a lei, malandro
Eu sei que você nem se liga no fato
De ser capoeira moleque mulato
Perdido no mundo morrendo de amor
Malandro, sou eu que te falo em nome
Daquela que na passarela é porta estandarte
E lá na favela tem nome de flor
Malandro, só peço favor de que tenhas
Cuidado as coisas não andam tão
Bem pro seu lado assim você mata
A Rosinha de dor
Lá, laiá, laiá, laiá, laia laia
Malandro

Esse malandro que vivia nos morros do Rio de janeiro, cantado em prosa e verso, personagem que foi inclusive apropriada pela nacionalidade estadonovista, se contapõe aos traficantes que controlam os morrros cariocas na atualidade, amedrontando a população do Rio de janeiro, mas que também são cantados pelas músicas do movimento hip hop.


Rap das Armas
Cidinho e Doca

Parapapapapapapapapa
Paparapaparapapara clack bum
Parapapapapapapapapa
Morro do Dendê é ruim de invadir
Nós, com os Alemão, vamo se diverti
Porque no Dendê eu vo dizer como é que é
Aqui não tem mole nem pra DRE
Pra subir aqui no morro até a BOPE treme
Não tem mole pro exército civil nem pra PM
Eu dou o maior conceito para os amigos meus
Mais Morro Do Dendê
Também é terra de Deus
Fé em Deus, DJ
Vamo lá
Parapapapapapapapapa
Parapapapapapapapapa
Paparapaparapapara clack bum
Parapapapapapapapapa
Morro do Dendê é ruim de invadir
Nois, com os alemão, vamo se divertir
Porque no Dendê eu vo dizer como é que é
Aqui não tem mole nem pra DRE
Pra subir aqui no morro até a BOPE treme
Não tem mole pro exército civil nem pra PM
Eu dou o maior conceito para os amigos meus
Mas morro do Dendê também é terra de Deus
Vem um de AR15 e outro de 12 na mão
Vem mais um de pistola e outro com 2 oitão
Um vai de URU na frente escotando o camburão
Tem mais dois na retaguarda mas tão de Glock na mão
Amigos que eu não esqueço nem deixo pra depois
Lá vem dois irmãozinho de 762
Dando tiro pro alto só pra fazer teste
De ina-ingratek, pisto-uzi ou de winchester
É que eles são bandido ruim e ninguém trabalha
De AK47 e na outra mão a metralha
Esse rap é maneiro eu digo pra vocês,
Quem é aqueles cara de M16
A vizinhaça dessa massa já diz que não agüenta
Nas entradas da favela já tem ponto 50
E se tu toma um pá, será que você grita
Seja de ponto 50 ou então de ponto 30
Mas se for Alemão eu não deixo pra amanhã
Acabo com o safado dou-lhe um tiro de pazã
Porque esses Alemão são tudo safado
Vem de garrucha velha dá dois tiro e sai voado
E se não for de revolver eu quebro na porrada
E finalizo o rap detonando de granada
Parapapapapapapapapa, valeu
Paparapaparapapara clack bum
Vem um de AR15 e outro de 12 na mão
Vem mais um de pistola e outro com 2 oitão
Um de URU na frente escotando o camburão
Tem mais dois na retaguarda mas tão de Glock na mão
Amigos que eu não esqueço nem deixo pra depois
Lá vem dois irmãozinho de 762
Dando tiro pro alto só pra fazer teste
De ina-ingratek, pisto uzi ou de winchester
A vizinhaça dessa massa já diz que não aguenta
Nas entradas da favela já tem ponto 50
E se tu toma um pá será que você grita
Seja de ponto 50 ou então de ponto 30
Esse rap é maneiro eu digo pra vocês
Quem é aqueles cara de M16
Mas se for Alemão eu não deixo pra amanhã
Acabo com o safado dou-lhe um tiro de pazã
Porque esses Alemão são tudo safado
Vem de garrucha velha dá dois tiro e sai voado
E se não for de revolver eu quebro na porrada
E finalizo o rap detonando de granada

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