segunda-feira, 31 de maio de 2010

Primeiro Ano
Capítulo 5
Sociedade e vida cotidiana na América Portuguesa
Problematização do tema
A sociedade da América Portuguesa foi muito complexa. Os modos de viver, de morar, de festejar e de expressar a religiosidade foram muito diversos. Esta teleaula procura mostrar o caráter heterogênio da socidedade da América Portuguesa e o hibridismo que a caracterizou. Foi, por excelência uma sociedade mestiça, fruto das três diferentes culturas que a formaram.



1. Como pode ser caracterizada a sociedade da América Portuguesa?
A sociedade colonial foi, por excelência, muito complexa e híbrida, um resultado da mistura dos hábitos e dos costumes dos nativos, dos africanos e dos portugueses.
2. O que os estudos da História Cultural trazem de novo para a análise da sociedade colonial?
Os estudos da História Cultural trouxeram à tona dois temas cruciais para o entendimento da dinâmica e da sociedade colonial: o papel das mulheres e o do controle da sexualidade pela Igreja como forma de controle social.
3. Como enquadrar as mulheres na sociedade da Améria Portuguesa?
Muito embora se tenha destinado um papel submisso para elas e pouco espaço para sua ação, não foi bem isso que aconteceu. Como afirma a historiadora Mary del Priore, "as mulheres souberam estabelecer formas de sociabilidade e de solidariedade que funcionavam em diversas ocasiões, como uma rede de conexões capazes de reforças seu poder individual ou de grupo, pessou ou comunitário".
4. Qual foi o papel cumprido pela Igreja na colônia?
A Igreja Católica tratou de normatizar a vida na América Portuguesa por meio dos preceito do Concílio de Trento, condenando aquilo que pode ser chamado de sexualidade ilícita, ou seja, uma vida sexual voltada para o prazer, atos sodomitas, adultério, concubinato entre outros delitos da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário