sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pecuária no período colonial brasileiro
Fator essencial na ocupação e povoamento do interior, durante a colonização brasileira, a pecuária se desenvolve no vale do rio São Francisco e na região sul da colônia. As fazendas do vale do São Francisco eram latifúndios assentados em sesmarias e dedicados à produção de couro e criação de animais de carga. Muitos proprietários arrendam as regiões mais distantes e pequenos criadores. Não é uma atividade dirigida para a exportação e combina o trabalho escravo com a utilização da mão-de-obra livre: mulatos, pretos forros, índios, mestiços e brancos livres pobres. No sul, a criação de gado é destinada à produção de charque para o abastecimento da região das minas.
Contextualização
Música e História
Poeira
Sérgio Reis
O carro de boi lá vai gemendo lá no estradão
Suas grandes rodas fazendo profundas marcas no chão
Vai levantando poeira, poeira vermelha, poeira
Poeira do sertão
Olha seu moço a boiada, em busca do ribeirão
Vai mugindo e vai ruminando, cabeças em confusão
Vai levantando poeira, poeira vermelha, poeira
Poeira do meu sertão
Olha só o boiadeiro montado em seu alazão
Conduzindo toda a boiada com seu berrante na mão
Seu rosto é só poeira, poeira vermelha, poeira
Poeira do meu sertão
Poeira entra em meus olhos, não fico zangado não
Pois sei que quando eu morrer meu corpo vai para o chão
Se transformar em poeira, poeira vermelha, poeira
Poeira do meu sertão, poeira do meu sertão, poeira
Poeira do meu sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário