segunda-feira, 16 de novembro de 2009

VESTIBULAR UFGD - 2009 VERÃO


28. Em tempos coloniais, Espanha e Portugal disputaram o domínio sobre a bacia do alto curso do rio Paraguai, onde está localizado o Pantanal. Nesse período houve alguns eventos históricos significativos para o sucesso da conquista e colonização luso-brasileira dessa região platina, quais sejam:
(A) o movimento dos bandeirantes paulistas que expandiram os dominios de Portugal para alem dos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas, de 1494, e a descoberta, das minas de ouro em Cuiabá.
(B) a fundacão, em fins do seculo XVI, do povoado de Santiago de Xerez, localizado na bacia do rio Aquidauana, e a criacao do Presídio de Miranda, na segunda metade do século XVIII, os quais significaram postos avancados do Império Português nos confins dos sertoes.
(C) o funcionamento, entre 1631 e 1659, da Reducão Nossa Senhora da Fé, localizada na região do Itatim, precisamente as margens do rio Mbotetey, atual Miranda, onde padres jesuitas evangelizaram os índios Payagua e Guaikuru, convertendo-os a Fé Cristã e convencendo-os à se tornarem suditos do rei de Portugal.
(D) a fundacão do Forte de Coimbra,em1776, e do povoado de Albuquerque, em 1778, o que foi feito, respectivamente, a mando de Domingo Martinez de Irala e Couto de Magalhães.
(E) a alianca dos indios Payagua com o Rei de Portugal, firmada em 1678, e a descoberta de ouro e diamante as margens do rio Taquari, no atual município sul-matogrossense de Coxim, ocorrida em 1781.
29. Durante a guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (1864-1870), algumas regiões da antiga Província de Mato Grosso foram atacadas pelas tropas de Solano Lopes. Essas tropas causaram prejuízos materiais e baixas na população local. Dentre as regiões atingidas, estão

(A) as cidades de Aquidauana, Nioaque e Campo Grande, e o Forte de Coimbra.
(B) a cidade de Corumba, o Forte de Coimbra e a Colonia Militar dos Dourados.
(C) as cidades de Santana do Paranaiba, Coxim e Rio Verde, e o Forte Olímpio.
(D) as cidades de Corumba, Ladario, Caceres e Cuiaba, o Forte de Coimbra e o Presídio de Nioaque.
(E) as cidades de Corumbá e Cáceres, a Colonia Militar dos Dourados e a Marinha de Ladario.

30. Para a independência das colônias da América Espanhola, concorreram diversos fatores, alguns dos quais remontavam a antigas contradições enquanto outros tinham um caráter mais circunstancial. Assinale a alternativa que contém fator(es) que NÃO concorreu(ram) para o processo de independência das antigas colônias espanholas.
(A) Devido ao papel de destaque do Brasil na geopolitica da América do Sul, a independência e o apoio militar brasileiros aos lideres dos territorios vizinhos - Argentina, Uruguai e Paraguai – foram fundamentais para o êxito da autonomia política dessa regiaoemrelacao a Espanha.
(B) O favorecimento dos ou (brancos, nascidos na Espanha), que, em detrimento dos
(brancos, nascidos na America), eram indicados pela metrópole para os mais altos cargos administrativos, jurídicos e eclesiásticos, alimentou na elite intencões de autonomia política.
(C) A ocupacao da Espanha por Napoleao e a deposicao do rei Fernando VII, que foi substituido por José Bonaparte, enfraqueceu os vinculos das colônias com a metrópole, uma vez que o novo governante nao era reconhecido, nem pelos líderes políticos nem pela sociedade colonial em geral, como sucessor legítimo.
(D) Em diversas regiões da América Espanhola, sobretudo no México, os primeiros movimentos em prol da autonomia política foram protagonizados pelas camadas mais pobres e segregadas (indígenas, mesticos e brancos pobres) da populacão. Todavia, a consolidacão da independência só ocorreu sob a lideranca das elites .
(E) A sociedade que emergiu a partir da colonizacao espanhola apresentava profundas contradicões de natureza étnicorracial, social e economica. Nesse sentido, os motivos que levavam indigenas, mesticos e escravos a se engajarem nas lutas pela independencia das colonias eram muito diversos dos interesses dos criollos.

31. Desde a chegada das primeiras caravelas, as formas de relacionamento estabelecidas entre povos indígenas e portugueses, assim como as expectativas dos
colonizadores e do Estado brasileiro em relação à integração dos nativos à sociedade luso-brasileira, variaram de acordo com as circunstâncias históricas.
Acerca dessa temática, assinale a alternativa correta. Iracema Guarani,
(A) Entre 1500 e 1540, as relacões dos indígenas com os portugueses, que se estabeleciam nas poucas feitorias ao longo do litoral, eram relativamente amenas. Os
portugueses ainda nao disputavam as novas terras para estabelecer colonias e lavouras de cana-de-acucar. Muitos deles, a exemplo de Diogo Alvares Correa (Caramuru) e João Ramalho se integraram aos grupos do litoral, tiveram mulheres indígenas, numerosa prole mestica e um modo de vida indigena.
(B) Os jesuítas chegaram juntamente com o primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Sousa, em 1549. Ao longo de todo periodo colonial, a Companhia de Jesus
exerceu trabalhos catequeticos e administrou a mão-de-obra indígena das aldeias. Essa modalidade de exploracão da mão-de-obra, que beneficiava tanto os jesuítas quanto os colonos, era chamada de “livre administracão”.
(C) Ao longo do periodo do Brasil imperial, o reconhecimento dos direitos indigenas alcancou seu momento mais elevado. Os romances e o de José de Alencar, refletem os sentimentos de respeito e admiracao da nacao brasileira pelos povos indígenas.
criollos.
(D) Diante da ausencia de uma politica pública de protecão aos indígenas, por volta de 1910 a Igreja Catolica criou o Servico de Protecão ao Índio – SPI. A partir da década de
1970, esse orgão foi extinto e em seu lugar surgiu o Conselho Indigenista Missionário – CIMI.
(E) A Constituicão de 1988 cria a Fundacão Nacional Índioa(FUNAI) visando a integracao progressiva e harmoniosa dos indígenas a comunhão nacional, de acordo com os interesses maiores do pais. Diante desses principios, a expectativa da Carta Magna de 1988 e a de que a médio ou longo prazo os povos indigenas sejam absorvidos pela sociedade nacional.
32. Embora a escravidão tenha sido abolida no Brasil há cerca de 120 anos, ainda persistem formas degradantes de exploração do trabalho, comumente denominadas. Em relação ao trabalho compulsório (não livre), assinale a alternativa correta.
(A) As relacões escravistas introduzidas pelos portugueses no Brasil se inspiravam no escravismo da sociedade Greco- Romana. Na Grécia e Roma antigas, os escravos eram
capturados entre os povos julgados bárbaros e inferiores e submetidos as mesmas condicoes de trabalho que os africanos no Brasil.
(B) A característica central dos regimes escravistas e a negacão da liberdade do escravo. No Brasil o do escravo era o de uma mercadoria, de um objeto de compra e venda.
(C) A escravidão por dívidas consistia em aliciar trabalhadores endividados, interessados em acertar as contas com o antigo patrão. Desse modo, o trabalhador aceitava temporariamente a condicão de escravo ate obter os recursos necessários para saldar sua divida.
(D) No Brasil, as modalidades de trabalho compulsorio sempre estiveram vinculadas unicamente ao ambito rural, enquanto o trabalho livre (assalariado) e exclusivo do meio urbano (oficinas de artesanato, fabricas e servicos).
(E) O trabalho remunerado com um salário mínimo é uma modalidade de trabalho compulsorio, similar ao trabalho escravo.

33. Leia os dois textos a seguir.
“A PRINCESA IMPERIAL Regente em Nome de Sua Majestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, Faz saber a todos os súditos do IMPÉRIO que a Assembléia Geral
Decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:
Art. 1o - E declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil.
Art. 2o - Revogam-se as disposicoes em contrario”.
Lei no 3.353, de 13 de maio de 1888.
"Eu sou negro, e hoje enfrento a realidade
E abracado a Beija-Flor, meu amor
Reclamo a verdadeira liberdade”.
Samba-Enredo Sou negro, do Egito à liberdade.
Autores: Ivancue, Claudio Inspiracao, Marcelo Guimaraes, Aloisio Santos.

Oprimeiro texto traz os dois artigos da chamada Lei Áurea que, em 2008, completou 120 anos; o segundo, um trecho do samba-enredo apresentado no Carnaval de 1988 pela Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. Relacionando um texto ao outro, e considerando o contexto da assinatura da Lei Áurea e suas consequências, assinale a alternativa correta.

(A) Embora a escravidao estivesse presente em todo o Brasil, a economia cafeeira do Centro-Sul abdicou desde sua implantacão desse tipo de mao-de-obra. A expressão “reclamo a verdadeira liberdade”, no segundo texto, demonstra o desconforto do poeta em relacão a suposta presenca da escravidão no Centro-Sul do Brasil, local onde
o carnaval e bastante saliente.
(B) A assinatura da Lei n° 3.353, descrita no primeiro texto, teve como consequência direta o fortalecimento da Monarquia. A abolicão da escravidão, por conta disso, representou, para os ex-escravizados, a verdadeira liberdade, reivindicada pelo poeta no segundo texto.
(C) A assinatura da Lei Aurea, pela Princesa Isabel, apenas oficializou a condicão de liberdade de todos os trabalhadores escravizados, pois eles ja gozavam deste privilégio desde a Lei do Ventre Livre, de 1871. Assim, o segundo texto remete a liberdade já conquistada anteriormente a Lei áurea.
(D) Os movimentos abolicionistas que pressionaram a assinatura da citada lei contaram com a forte presenca de artistas, dentre eles, poetas. O trecho do poema citado no segundo texto faz parte da arte engajada e pode ser tomado como denúncia de que as marcas da escravidão ainda se fazem presentes na sociedade brasileira.
(E) O movimento abolicionista não contou com a participacão dos trabalhadores escravizados, os quais, desde o inicio da escravatura, não encontraram espacos para esbocar qualquer reacao ativa contra sua sina. O segundo texto apresenta o desconforto dos afro-brasileiros com o discurso vitimizador da esquerda política brasileira que atualmente defende a implementacao de políticas de reparacão.

34. A crise financeira que assolou o Planeta em 2008 foi muito noticiada pela imprensa brasileira. Muitos analistas econômicos acabaram por compará-la ao processo que levou à quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929, e ao início da Grande Depressão. Quanto à reação do Brasil à crise mundial de 1929 e seus reflexos, assinale a alternativa correta.
(A) Um dos efeitos da crise na economia brasileira foi a queda do preco do cafe, motivo pelo qual Washington Luis, antecipando-se as propostas dos partidarios de Getúlio Vargas, promoveu uma politica de valorizacao daquele produto, efetuando sua compra, estocagem e queima.
(B) Seguindo os principios propostos pelo economista Keynes, Getulio Vargas implementou no Brasil uma politica que previa a não-intervencão do Estado na economia. Essa forma de organizacao politico-economica ficou conhecida como internacionalista.
(C) Se, por um lado, a Grande Depressão atingiu negativamente a cafeicultura, por outro, contribuiu para o desenvolvimento da industria brasileira no processo
conhecido como “industrializacao por substituicão de importacões”.
(D) Para por fim aos reflexos da crise mundial, o governo brasileiro investiu na democratizacão das instituicões. O fim da política do cafe com leite e a implantacão do Estado Novo são exemplos dessa politica.
(E) Primeiramente Washington Luis, depois Getulio Vargas, para fortalecer o mercado financeiro, disponibilizaram créditos aos investidores internacionais, desestimulando a producão industrial e fortalecendo o setor primario, tido como a única fonte de riqueza de um país.
35. A Europa do século XVIII assistiu a uma revolução filosófica, denominada Iluminismo. As respostas para os problemas de ordem social, da natureza e do Universo anteriormente obtidas na Tradição ou na Bíblia, passaram a ser buscadas em explicações racionais, laicas. Daquele período, o mundo ocidental herdou várias teorias políticas e econômicas que influenciam a humanidade até o presente. Com relação a essas teorias, assinale a alternativa correta.

(A) John Locke (1632-1704) e considerado um dos fundadores do liberalismo politico ao defender o fortalecimento do Estado frente as liberdades individuais, visando limitar a livre competicão e o acesso a propriedade privada.
(B) A democracia moderna e, em grande medida, devedora do pensamento de Montesquieu (1689-1755), pensador que propunha a distribuicão do poder do Estado em três poderes autonomos e complementares, o Executivo, o Legislativo e o Judiciario.
(C) Rousseau (1712-1778), embora defendesse a liberdade, apoiava o absolutismo monárquico e a propriedade privada como expressões da essência bondosa do ser humano quando em estado de natureza.
(D) Com a finalidade de estabelecer um humanismo cristão, Voltaire (1694-1778) propunha que houvesse alianca entre o poder desempenhado pelo Estado e pelas igrejas cristãs. Isso possibilitaria ao Cristianismo vencer as religiões pagãs da época e instaurar a teocracia religiosa cristã, para ele, modelo ideal de governo.
(E) A doutrina do liberalismo econômico formulada por Adam Smith (1723-1790) propunha a total liberdade do Estado para intervir na economia, organizando as leis da oferta e da procura e normatizando a política de precos.

36. Ao longo da história do ocidente, o cristianismo desempenhou papel fundamental na explicação dos processos históricos. No entanto, na história do cristianismo, é possível encontrar doutrinas ou linhas de pensamento contrárias aos dogmas oficiais. Por conta disso os dissidentes fundaram novas igrejas de acordo com suas convicções religiosas. Com relação aos processos de criação de novas igrejas cristãs, assinale a alternativa correta.
(A) O difícil relacionamento entre a igreja romana e a bizantina culminou, em 1054, no Cisma do Oriente, quando o patriarca de Constantinopla rejeitou a supremacia da Sé Romana.
(B) O Grande Cisma do Ocidente foi uma ruptura que ocorreu no cristianismo entre 1378 e 1414, motivada por questões políticas entre Avignon e Roma. Esse cisma e o que explica a existência na atualidade de padres e pastores como ministros religiosos.
(C) No século XVI, as críticas a instituicão clerical tornaram-se bastante intensas. Partidários da teologia tomista, os reformadores protestantes se contrapuseram a doutrina católica do sacerdocio universal e da predestinacão.
(D) Embora Martinho Lutero, ex-monge agostiniano, negasse os princípios da salvacão pela fé e da livre interpretacão da Bilbia, defendidos pela Igreja Catolica, o reformador manteve, na Confissao de Augsburgo, o dogma da transubstanciacao e o latim como lingua oficial de culto.
(E) Areforma religiosa acontecida na Inglaterra no século XVI levou a criacão da Igreja Anglicana. Essa se igualava em tudo ao calvinismo, pois também negava a presenca de imagens sacras em seus templos e a necessidade de um clero.
GABARITO
28 - A
29 - B
30 - A
31 - A
32 - B
33 - D
34 - C
35 - B
36 - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário