quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O colapso do socialismo

Um dos fenômenos mais relevantes das últimas décadas do século passado foi o processo de exaustão do socialismo na União Soviética e em seus satélites do Leste Europeu.
Os inúmeros problemas que atingiam as nações socialistas - a economia planificada, lenta e atrasada, a grande corrupção, o aumento do alcoolismo, do uso de drogas e da criminalidade - levaram à necessidade de a URSS adotar reformas econômicas e um programa de democratização da vida política e cultural.
Mikail Gorbachev assumiu a secretaria geral do Partido Comunista e, em 1986, no XXVII Congresso dos PCUS, o novo líder soviético lançou as linhas gerais das reformas que pretendia implantar na URSS. A perestroika dizia respeito às necessárias transformações na economia soviética, e a glasnost pretendia democratizar o país e tornar transparentes os atos do governo.
A perestroika permitia a entrada na URSS de mecanismos da economia de mercado para enfrentar a burocratização e a centralização e tornar as indústrias soviéticas competitivas, além de garantir o lucro em empresas privadas; a abertura parcial do mercado soviético ao capitalismo estrangeiro; a presença controlada de multi-nacionais; a maior autonomia de empresas estatais.
Já a glanost foi reponsável pela liberalização política, pela liberdade de criação de novos partidos e pela presença de um parlamento eleito pelo voto popular.
Entre 1988 e 1991, foram vários os acontercimentos que atestaram as mudanças profundas pela quais passava a União Soviética. O Exécito Vermelho deixou o Afeganistão e a Hungria; as repúblicas balticas - Estôoia, Letônia e Lituânia - tornaram-se independentes, assim como a Ucrânia, a Bielorrússia, a Moldávia e a Georgia; caiu o Muro de Berlim; todos os regimes burocráticos foram derrubados.
A Alemanha foi reunificada em 1990.
Os costumes também passaram por significativas mudanças: apresentações de shows de rock, concurso de misses, transparência nas informações, com tratamento de temos antes considerados tabus na União Soviética, tais como prostituição e consumo de drogas.
Uma música que retrata bem esse contexto histórico é "Mickey Mouse em Moscou" da banda Capital Inicial. Gravada em 1989, ilustra todas as transformaçõs processadas no Leste Europeu com a derrubada do Muro de Berlim e as tranformações processadas na Europa e no resto do planeta. O mundo assistia naquele momento a uma grande revolução. Mesmo sem violência generalizada, o fim dos regimes comunistas do Leste europeu foi sem dúvida uma revolução porque mudou completamente o sistema político, econômico, social e cultural da região.
Acompanhe a letra abaixo e veja o clipe dessa canção.

Mickey Mouse em Moscou
Capital Inicial
Eu vejo eles dançando
em cima do muro
no meio do mundo
no meio do mundo dividido
Spielberg, Einenstein
Vodka, CIA
Las Vegas, Gremlin
Tolstói, John Wayne
Champagne, Caviar
Mickey Mouse em Moscou
Batman, Trotsky
Bolshoi, Rock'n'roll
Quem são estes homens
que vivem atrás da cortina
quem são estes homens
Ninguém mais vai jogar
flores mortas no muro
ninguém mais vai pichar
frases fortes no escuro
Em cima do muro
no meio do mundo
no meio do mundo dividido
Spielberg...
Um raio atravessa a nação
e cem anos passam num dia
Eu nunca pensei que fosse ver
Eu nunca pensei que fosse ver
Ninguém mais vai jogar
flores mortas no muro
ninguém mais vai pichar

Um comentário:

  1. mt bom mas poderia ser dividido em partes como: intr,meio,final e conclusão !!!

    ResponderExcluir