quarta-feira, 28 de outubro de 2009

VESTIBULAR SIMULADO 2009 - ENSINO MÉDIO - 2ª SÉRIE - REDE PITÁGORAS


QUESTÃO 01
As artes plásticas, bem como a literatura, carregam as marcas do momento histórico no qual são produzidas. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa do final do século XVIII. Sendo assim, a atividade artística tornou-se complexa. Os artistas romanticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Goya, Turner, Constable e Delacroix foram importantes pintores do período.

As telas a seguir, do francês Eugene Delacroix (1798-1863), apresentam as seguintes características gerais: nacionalismo, valorização dos sentimentos e da imaginação, da natureza como princípios da criação artística e dos sentimentos do presente.
A liberdade guiando o povo (1830)




Jovem órfã em um cemitério. (1824)

Leia as telas atentamente. Em seguida, julgue as assertivas que se seguem a elas.

I - A valorização dos sentimentos e da imaginação, bem característica do Romantismo, é explicita no movimento das imagens presentes nas obras de Delacroix.
II - Na sua liberdade guiando o povo, Delacroix pintou um reflexo das lutas politicas que ocorriam em seu redor (embora tenha nascido pouco depois da Revolução Francesa, viveu em uma França bastante turbulenta).
III - A figura do "gênio" romântico, iluminado em sua criação, pode ser traduzida pelas palavras do pintor: "Uma vida inteira não me basta para produzir tudo o que tenho em mente".

Está (ão) correta (s)
a) todas as alternativas.
b) apenas I e II.
c) apenas II e III.
d) apenas I e III.
e) apenas a III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário