segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Spartacus (filme)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Spartacus (PT/BR)
Estados Unidos
1960 cor 184 min
Direção
Stanley Kubrick
Roteiro/Guião
Howard Fast / Dalton Trumbo
Elenco
Kirk Douglas
Laurence Olivier
Peter Ustinov
John Gavin
Jean Simmons
Charles Laughton
Tony Curtis
Género
épico / drama histórico
Idioma
inglês

Spartacus é um épico estadunidense de 1960, do gênero drama histórico, realizado por Stanley Kubrick, e que conta a história do escravo romano Espártaco.
Índice
1 Sinopse
2 Elenco
3 Principais prêmios e indicações
4 Ligações externas


Sinopse
Um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Ele, por sua vez, não tem muito com o que sonhar, pois foi condenado à morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Mas seu destino foi mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o comprou para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador. Até que um dia, dois poderosos patrícios chegam de Roma, um com a esposa e o outro com a noiva.
As mulheres pedem para serem entretidas com dois combates até à morte e Spartacus é escolhido para enfrentar um gladiador negro, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor, atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos. Este nobre gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália. Inicialmente as legiões romanas subestimaram seus adversários e foram todas massacradas, por homens que não queriam nada de Roma, além de sua própria liberdade. Até que, quando o Senado Romano toma consciência da gravidade da situação, decide reagir com todo o seu poderio militar.
O ápice do filme é a extraordinária cena da batalha onde os escravos são derrotados pelas legiões romanas. Na cena, mostra muito bem como as legiões romanas se movimentavam no campo de batalha. Spartacus sem sombra de dúvidas foi um dos melhores feitos na História do cinema no gênero épico.

Elenco
Kirk Douglas ... Spartacus
Laurence Olivier ... Crassus
Jean Simmons ... Varinia
Peter Ustinov ... Batiatus
Charles Laughton ... Graccus
John Gavin ... Caesar
Tony Curtis ... Antoninus
Nina Foch ... Helena Glabrus
John Ireland ... Crixus
Herbert Lom ... Tigranes
John Dall ... Glabrus
Woody Strode ... Draba

Principais prêmios e indicações


Oscar 1961 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor ator coadjuvante (Peter Ustinov), melhor direção de arte colorida , melhor fotografia colorida e melhor figurino colorido .
Indicado nas categorias de melhor edição e melhor trilha sonora de drama ou comédia .
BAFTA 1961 (Reino Unido)
Indicado na categoria de melhor filme de qualquer origem.
Globo de Ouro 1961 (EUA)
Venceu na categoria de melhor filme - drama.
Indicado nas categorias de melhor ator de cinema - drama, melho ator coadjuvante (Peter Ustinov e Woody Strode), melhor diretor de cinema e melhor trilha sonora.










SPARTACUS, A REVOLTA DOS ESCRAVOS

Spartacus nasceu por volta do ano 100 a.C. na Trácia. Foi soldado romano mas, quando lhe pediram para lutar contra o seu povo, recusou e foi feito escravo juntamente com a sua mulher. Foram levados para Cápua, na península itálica, a cerca de 1500 kms da sua terra natal. Aí foi vendido e tornou-se um escravo gladiador. Fez amizade com outro escravo gladiador gaulês chamado Crixos.
Em 73 a.C., cerca de duzentos gladiadores revoltaram-se, devido aos maus tratos que recebiam, armados apenas com facas de cozinha e armas improvisadas e com o armamento que recolhiam dos guardas mortos. No entanto, apenas cerca de 78 conseguiram escapar, e agora armados devidamente, os gladiadores repeliram a guarnição de Cápua. Spartacus e Crixos lideraram a fuga.
Os primeiros dias foram dedicados à sobrevivência. Percorrem os campos do sul da península itálica roubando para se alimentarem, vestirem e armarem. Tinham um plano. A ideia era organizarem-se numa unidade móvel de combate de guerrilha e refugiarem-se num local de fácil defesa. Escolheram as encostas do monte Vesúvio.
As notícias da evasão chegaram a Roma que não se preocupa com a situação. É formado um pequeno exército de cerca de 3000 homens, quase todos recrutas sem experiência e que são enviados para capturar os escravos gladiadores fugitivos.
Spartacus que já tinha sido soldado romano sabe que estes gostam de combater em campo aberto e que a melhor tática de combate com eles é a tática de guerrilha que consiste em fazer armadilhas e ataques de surpresa seguidos de fuga.
Os 3000 romanos são facilmente derrotados por Spartacus depois de um ataque de surpresa. Durante a noite, Spartacus mandou atar cadáveres a postes no seu acampamento para que os romanos pensassem que eram sentinelas e que iriam aí passar a noite. Ao mesmo tempo desceu a encosta por um lugar de difícil acesso e, na manhã seguinte, atacou os romanos de surpresa pelas costas derrotando-os facilmente.
A notícia da vitória de Spartacus percorreu o sul da Itália e muitos escravos e camponeses pobres fogem ou abandonam as suas terras para se juntarem a Spartacus. O grupo de escravos já parece um exército...
Mas Roma continua pouco preocupada enviando pequenas legiões mal preparadas. Durante quase um ano, vão sendo sucessivamente derrotas e, o grupo de Spartacus, recebe cada vez mais apoiantes. É agora um verdadeiro exército. Spartacus sabe que com tantos homens lhe é cada vez mais difícil usar a táctica de guerrilha. Sabe também que é uma questão de tempo até os romanos os levarem mesmo a sério e a enviar verdadeiros exércitos com soldados experientes para os derrotar. Por isso pensa que a melhor solução é fugir para fora de Itália. Sonha fugir para a Trácia, sua terra natal. Mas o seu amigo Crixos tem outra opinião. Está demasiado auto-confiante e julga poder derrotar sempre os romanos. Para Crixos, a melhor solução é ficar em Itália e roubar o máximo que puder. Planeia mesmo conquistar a cidade de Roma. Crixos e os seus apoiantes afastam-se de Spartacus para seguir o seu plano.
Mas os romanos estão agora preocupados e enviam dois grandes exércitos com homens experientes. Sabem que os fugitivos se dividiram. Derrotam o grupo de Crixos e matam-no. Concentram-se agora em Spartacus. Este tenta fugir pelo sul para a ilha da Sicilia. Aluga barcos para atravessar o Mediterrâneo mas é enganado e os barcos não chegam a aparecer. Percorre a Itália, dirigindo-se a norte para ultrapassar os Alpes e fugir para a Trácia. Consegue derrotar os exércitos romanos que o perseguem. Segundo Apiano, historiador romano, Spartacus manteve 300 homens do general romano Gellius vivos e forçou-os a lutar entre si até à morte como Gladiadores.
Quando chega aos Alpes, os seus homens não o querem acompanhar. Querem voltar para trás e derrotar os romanos. Estes enviaram 10 legiões porque sabem que Roma corre um grande perigo. Spartacus é derrotado. O seu corpo nunca foi descoberto mas, à saída da cidade de Roma, na estrada para Cápua, foram crucificados 6 000 de escravos fugitivos que aí ficam expostos a apodrecer para servirem de exemplo a todos os escravos. Para que saibam o que acontece a quem se revolta contra Roma.
A revolta de Spartacus foi derrotada pelo homem mais rico de Roma, Marcus Licinius Crassus, que foi quem organizou as legiões romanas que o derrotaram. Mas quem ficou na História como herói foi Spartacus e não Crassus. Ainda hoje é recordado como um herói da liberdade.

3 comentários:

  1. Esse é um melhores filmes épicos produzidos por Holywood em todos os tempos.

    ResponderExcluir
  2. A interpretação de Kirk Douglas para o papel de Spartacus, nesse filme é perfeita.

    ResponderExcluir
  3. falar de spartagus e chover no molhado jamais farao um fime tao realista como esse deveria ter uma revolta no brasil nao teria postes para pendurar tantos ladroes nesse pais maravilhoso

    ResponderExcluir